MARKETING AMBIENTAL¹
Larissa Margarete Grub²

       O marketing ambiental tem se tornado uma ferramenta fundamental dentro de grandes organizações do mundo contemporâneo. Neste ensaio, é estudado conceito de marketing ambiental. Os principais autores que propiciaram a base para este estudo são Barroto (2010), Alves (2017) e Riffel e Carlesso (2011).
        Marketing ambiental, também conhecido como marketing verde ou eco marketing é uma ferramenta de marketing empregada por muitas empresas atualmente. O marketing ambiental é uma estratégia de negócios ligada a todos os setores de uma empresa. Vai além de garantir a divulgação do produto e o consumo dos clientes, está relacionado à conscientização e valorização ambiental da população. Se trata de um conceito no qual a importância com o meio ambiente caminha junto com as necessidades e desejos dos consumidores. (BARROTO, 2010).
       Para Alves (2017, p. 25), o marketing ambiental é “uma mudança na forma de as empresas fazerem negócios, pois exige que elas tenham responsabilidade e compromisso ambiental”, além de um conjunto de informações sobre a preservação ambiental enviada aos consumidores. Já Barroto (2010, p. 3) afirma que o marketing verde é “a doação de políticas ambientais envolvendo todos setores da empresa”. Aplicando a estratégia de marketing ambiental, é possível acreditar em um marketing humanizado, que valoriza o meio ambiente e conquista com fidelidade seus consumidores, oferecendo, além de apenas o produto, mas também a conscientização para a população. Para Barroto (2010, p. 2)
As campanhas de marketing ambiental fazem a aceitação do público e a viabilidade dos produtos ecologicamente corretos, pois estes ainda são considerados mais caros que os normais. Pesquisas ressaltam que as empresas que ainda não demonstram interesse na preservação ambiental são esclusas do mercado.
        Dentro das particularidades de marketing ambiental, Alves (2017) cita os diferencias do marketing verde. Uma vez que faz parte da estratégia geral de uma empresa, ele não pode apenas ser disponibilizado, precisa ter caraterísticas especiais e devem ser facilmente referenciados pelos consumidores. Se produtos normais são rapidamente lembrados e desejados pelos clientes, os de qualidade ambiental devem ser considerados importantes e claramente identificados pelos consumidores. Principalmente pelo fato de sua preocupação com as gerações futuras e por seu caráter ecológico “se tais produtos convencionais, oferecendo atributos desejados pelos consumidores como desempenho, qualidade, preço, design e funcionalidade, o atributo “ambiental” é um fator a ser considerado diferencial” (2017, p.47).
      Cada vez mais as empresas são cobradas para ter uma postura socialmente correta e responsável perante a sociedade. As expectativas e objetivos das empresas precisa estar de acordo com a sustentabilidade, a ética e com a transparência das grandes organizações. Para Riffel e Carlesso (2011 p.4) as empresas “estão atentas as atitudes organizacionais e em seus empenhos e dimensões sociais, econômicas e ambientais” o que significa que informação é comunicada rapidamente, ou seja, os meios de comunicação estão diretamente ligados ao posicionamento dessas empresas. Visto que cada vez mais a população se torna mais fiscalizadora, as empresas devem trabalhar na sustentabilidade e na verdade para colaboração de informações verídicas. Sendo que “a responsabilidade social e a sustentabilidade são temas amplamente discutidos dentro e fora das empresas e ganham grande repercussão na mídia” (2011 p.2).
       Ainda sobre o conceito, a estratégia de marketing verde se importa em expressar ações de forma a conquistar o público com uma boa imagem e reputação que se preocupa e investe no meio ambiente. Para que seja uma estratégia de sucesso é preciso que as pessoas também acreditem nas vantagens dos produtos verdes e nas ações ambientais como positivas. Segundo Alves (2017 p.25):
Desde ações da empresa junto ao meio ambiente durante a produção até orientações sobre como utilizar o produto de forma mais eficiente e sobre sua reutilização, reparação, reciclagem e descarte, se for o caso. Por fim, pode-se entender marketing ambiental como um conceito de marketing no qual a minimização dos impactos ambientais tem importância fundamental na satisfação das necessidades dos consumidores, bem como na realização dos objetivos da empresa.
      Para finalizar o presente estudo, é preciso registrar que o conceito aqui estudado terá papel significativo na pesquisa a ser realizada para um futuro Artigo Científica de conclusão de curso. O objeto de estudo da referida pesquisa será a importância da estratégia de marketing ambiental em empresas como Bio citrus, Ecocitrus e Grupo Vibra localizadas em Montenegro, RS que tem como bases de sua economia produtos verdes, orgânicos de agricultura familiar e um marketing voltado à sustentabilidade responsabilidade ambiental. Portanto, é fundamental conhecer conceitos básicos do marketing ambiental para analisar os dados que serão coletados.







REFERÊNCIAS
BARROTO, Anderson. Marketing Verde. Cornélio Procópio, PR, 2010.
ALVES, Ribeiro Ricardo. Marketing Ambiental: sustentabilidade empresarial e mercado verde. Bagé, RS, Manole, 2017.
RIFFEL M, Cristiane; CARLESSO, Aline. A comunicação da sustentabilidade: um estudo da comunicação com a imprensa da Tractebel Energia S/A. Santa Catarina, 2011.

Texto Acadêmico
Published:

Texto Acadêmico

Published:

Creative Fields