eugênia pessoa hanitzsch's profile

a meu filho que ainda não nasceu

Este caderno é a vida de Thomas Schell. Mas a vida de Thomas Schell não pode ser um caderno, ela são milhares de cadernos, milhões de palavras que nunca poderiam ser colocadas em páginas para serem costuradas e encapadas por pedaços de couro falso. A história da vida de Thomas Schell está contida no livro Extretamente alto & incrivelmente perto, de Jonathan Safran Foer.
 
Em 1933, o jovem Thomas Schell é vítima de um bombardeio nazista em Dresden, sua cidade natal. Ele não perde sua vida, mas perde tudo o que fazia parte dela: sua família, seus amigos, sua casa e, o mais importante, Anna, a namorada com quem pretendia se casar. Thomas emigra para os EUA, vendo-se condenado a, sozinho, iniciar uma nova vida.
 
Um dia, começa a perder algumas palavras ao tentar falá-las. Ele não as esquece, elas estão em sua mente, mas não consegue pronunciá-las. Cada vez mais palavras vão lhe faltando, e ele não consegue dizer mais nada que faça sentido. Até o momento em que perde sua última palavra, e tem que fazer uso da linguagem escrita para se comunicar com o mundo.
 
Nos EUA, Thomas depara-se com a irmã de Anna, e acaba se casando com ela. A irmã de Anna dizia querer aprender inglês, ela lia ou fingia ler revistas em inglês para aprender expressões idiomáticas, e precisava sempre de mais e mais revistas. Thomas ia todos os dias ao aeroporto para buscá-las, primeiro algumas poucas revistas, depois revistas em uma mochila, depois uma mala de revistas – ele podia facilmente ser confundido com um viajante.
 
Quando a irmã de Anna revela estar grávida, Thomas resolve deixá-la. Ele tem medo de amar as coisas, porque tem medo de perdê-las.
 
As intervenções de Thomas, no livro, são cartas que ele escreve ao filho que nunca vem a conhecer.
 
---
 
trabalho desenvolvido no terceiro semestre do curso de design da USP (2010)
 
modelo: Otávio Guercia Mesquita Coelho
a meu filho que ainda não nasceu
Published:

a meu filho que ainda não nasceu

diário ilustrado do personagem thomas schell, do livro extremamente alto & incrivelmente perto, de jonathan safran foer

Published: