Paula Heredy's profile

Projetos voluntários

Divulgação do TEDxITA 2021

Para ter a experiência de produzir um evento TEDx, me voluntariei junto aos estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para trazer patrocinadores e fazer a divulgação do evento on-line.
Identidade visual – Projeto Café do Bem

Enquanto eu participava de um trabalho voluntário em 2019, alguns colegas de voluntariado também faziam parte de um outro projeto, o Café do Bem, que também precisava de uma identidade visual para começar a sua divulgação, inclusive para iniciar uma campanha de doações.

Suas atividades baseavam-se na entrega de café da manhã para pessoas em situação de rua na cidade de São José dos Campos. Sendo assim, a ideia para o logo foi bem simples para transmitir facilmente a mensagem do projeto:

Cores: Escolhi o marrom por trazer a segurança e a simplicidade da cor, segundo a cromoterapia. Para criar a ideia de café da manhã/alimentação, coloquei o nome do grupo em bege, que é uma vertente suavizada do marrom e significa calma e passividade. A combinação destas duas cores quentes também sugere conforto e acolhimento . Para finalizar, o branco é a paz em seu sentido mais pleno, e é oferecido na xícara que será entregue.

Símbolos: O conceito principal é levar a ideia de que o projeto é um serviço de alimentação acessível, mas ainda sim, de confiança. A xícara é o signo que melhor representa as bebidas matinais e está dentro de um círculo, que representa a continuidade que queremos para o projeto. O círculo externo é o acolhimento que o projeto oferece a quem se alimenta.

Tipografia (fontes): Para o nome “Café do Bem”, optei por letras grossas e retas para transmitir a sensação de estabilidade e solidez, que é um dos propósitos do projeto. Em “São José dos Campos-SP”, a fonte cursiva traz a delicadeza do trabalho.
Identidade visual – Projeto Reforma Solidária

Durante o ano de 2019, fiz parte de um trabalho voluntário no qual eram feitos reparos em casas terapêuticas de pacientes de um hospital psiquiátrico de São José dos Campos, o Reforma Solidária. E entre uma pincelada e outra, pensei que o projeto poderia ser ainda mais especial se tivesse uma identidade visual que permitisse a criação de camisetas e afins.

Como as atividades eram mais voltadas a reparos básicos, busquei os seguintes elementos:

Cores: Escolhi o azul turquesa por ser a mistura de azul e verde, duas cores muito usadas para cura (verde) e paz (azul) na cromoterapia. Já o cinza da placa, vem para incentivar a reflexão e a confiança, além de propor a ideia de construção.

Símbolos: O conceito principal foi o da igualdade entre todos os envolvidos no projeto: seja nas relações com os moradores, ou entre os voluntários que podem executar qualquer tipo de trabalho em prol do bem maior. Assim, é possível notar que a placa cinza (representando os reparos) e a faixa azul de tinta formam o sinal de igual (=). E o coração não poderia ficar de fora, pois ele está presente em todas as atividades: desde o ‘bom dia’ aos moradores até a última pincelada.

Tipografia (fontes): Para a palavra “reforma”, optei por letras serifadas pois passam a imagem de estabilidade, tradição e conforto que a reforma proporciona. Em “solidária”, a fonte cursiva traz de forma divertida, o movimento da pintura para equilibrar com a fonte mais reta em cima.
Consultoria de marketing e comunicação - ETEP Team #1382

Como ex-aluna da ETEP Faculdades (São José dos Campos-SP), onde me formei no ensino médio como técnica em Web Design, retornei ao colégio para participar como consultora voluntária da equipe de Imagem, do time de robótica ETEP Team #1382 na temporada de 2016 da FIRST Robotics Competition. Esta competição é realizada por uma organização americana sem fins lucrativos que tem o intuito de estimular o interesse dos estudantes de todo o mundo pela ciência e tecnologia.

Neste projeto, acompanhei os alunos desde o ‘kickoff’ da temporada até a preparação para a competição na regional de New York – EUA.

Depois de entender junto da equipe o funcionamento da competição, as missões que o robô a ser desenvolvido precisaria entregar e as diferentes categorias de troféus a serem conquistados, tracei um plano de ação a ser trabalhado ao longo de 3 meses até a competição final com oficinas em cada área:

- Noções básicas de prospecção de clientes e montagem de plano comercial para os alunos que iriam buscar mais patrocinadores para o projeto;

- Diagramação para materiais gráficos e de Web (introdução ao Canva);

- Produção de conteúdo para redes sociais;

- Boas práticas de interação no Twitter, para interagir com as outras escolas na competição.

Além das oficinas, também acompanhei o desenvolvimento dos materiais feitos pelos alunos, montei um plantão de dúvidas semanal e revisei os textos produzidos. Sem contar a expectativa em acompanhar a transmissão dos jogos em tempo real com os outros mentores voluntários que ficaram no Brasil.

As ações tiveram impactos a longo prazo para as melhorias dos procedimentos do time:

- Melhora na cobertura do evento pelas redes sociais;

- Dobro no número de seguidores em todas as redes sociais;

- Identidade visual definida, que subiu o nível de entrega para a temporada 2017 para os alunos desenvolverem materiais mais elaborados.

Poder voltar depois de 6 anos à escola que contribuiu tanto para o meu crescimento e ainda levar experiência de mercado para os alunos em um projeto que compartilha dos meus valores, foi uma experiência enriquecedora! E o resultado dela foi refletido quando o time joseense ficou entre os finalistas nos prêmios para melhor espírito de equipe e o de melhor projeto de tecnologia em prol da sociedade local.
Consultoria de comunicação - Fraternidade da Colmeia

Com o sucesso dos projetos nos centros espíritas de São José dos Campos-SP, Fraternidade Paulo de Tarso e Fraternidade Irmão Rafael, o diretor da Mocidade Espírita da Fraternidade da Colmeia em 2015, Gimenez Martins, me convidou para desenvolver a área de comunicação que já contava com voluntários disponíveis para aprender e dar continuidade no trabalho.

Através de reuniões com o Gimenez nas quais pude entender mais sobre o cenário atual da instituição e suas expectativas para a implantação dos projetos de comunicação. Assim, preparei ações em divididas em dois pilares: comunicação institucional e o trabalho com adolescentes, a Mocidade Espírita:

- Treinamento dos voluntários interessados em atuar na frente de comunicação;
- Consultoria para comunicação visual e sinalização interna;
- Rebranding e identidade visual da Mocidade Espírita da Colmeia;
- Estratégias e conteúdos para redes sociais;
- Materiais de divulgação e cobertura dos eventos da Mocidade.

Assim que aprovado o plano, comecei pelo rebranding do logotipo da Mocidade, que se chamava Mocidade Pão Colmeia e passou a se chamar Mocidade da Colmeia.

O novo logo da Mocidade possibilitou a criação de uma identidade visual para as redes sociais e demais materiais. Com duas alunas interessadas em aprender mais sobre comunicação, preparei um treinamento para que elas pudessem aplicar na página da fraternidade e do grupo de jovens. Inclusive, uma dessas alunas seguiu carreira na comunicação, vindo a tornar-se técnica em publicidade anos mais tarde.

No meio do processo, a diretoria da fraternidade gostou do projeto que estava sendo desenvolvido e pediu um logo para a instituição na mesma linha do logo da Mocidade. E assim, Gimenez se aventurou a criar, sob minha supervisão e aplicou a identidade visual nas sinalizações do prédio.

Chegando ao final do ano, a Mocidade precisava de dinheiro para o seu primeiro acampamento e lançaram um sarau com apresentações musicais e de dança com os talentos dos próprios alunos. Neste evento, colaborei com a divulgação intensa nas redes sociais e orientações para as divulgações presenciais.

O sarau foi um grande sucesso e arrecadou além do valor necessário para o acampamento da turma. O que foi muito importante, pois abriu uma verba para o ano seguinte, que teria a abertura de uma nova turma. Projeto este que foi a minha última entrega antes do fim de 2015: preparar a campanha de divulgação da nova turma da Mocidade, que foi desenvolvida através de posts com histórias de ex-alunos que tiveram suas vidas transformadas durante o período no grupo.
Consultoria de comunicação - Fraternidade Irmão Rafael

Com o diploma de bacharel em Propaganda e Marketing em mãos e com muita vontade de ajudar uma outra entidade religiosa na qual também participei em São José dos Campos-SP, me coloquei à disposição da Fraternidade Irmão Rafael em 2015 para organizar e direcionar os esforços de comunicação interna e externa.

Após ouvir as principais dores da instituição em conversas com o presidente, definimos a entrega dos seguintes serviços divididos em duas frentes, como a comunicação institucional e a promoção das atividades infantis, chamada Evangelização Infantil:

- Orientações e treinamento dos voluntários interessados em atuar na frente de comunicação;
- Logotipo e identidade visual;
- Estratégias e conteúdos para redes sociais;
- Materiais de divulgação e cobertura dos eventos e cursos;
- Divulgação dos projetos da Evangelização Infantil.

De início, apresentei toda a operação para a diretoria da fraternidade e com a aprovação unânime, criei o logotipo que os representa até hoje (2024).

No logo, o conceito foi trazer a tranquilidade, elevação e acolhimento da cor azul em dois tons para representar as suas diversas frentes de atendimento ao público através da Doutrina Espírita. Atendimentos estes, que utilizam a energia pelas mãos (conhecidos como “passes”) em sua maioria, por isso a mão na qual emana feixes de luz. Para a fonte, utilizei a serifada Trajan Pro com o objetivo de transparecer a tradição de mais de 18 anos de história e a ligação com as publicações fundamentais de Allan Kardec.

Em seguida, passei para a organização da fanpage no Facebook, que contava com pouco mais de cem seguidores e não estava atualizada há quase um ano. Para isso, atualizei os textos das seções e criei uma identidade visual para os posts, cujos conteúdos eram semanalmente planejados junto à diretoria.

Para a Evangelização Infantil, que tinha como objetivo conquistar novos alunos, desenvolvi peças que mostrassem aos adultos participantes das outras atividades desenvolvidas na fraternidade, a existência do programa para crianças e sua importância no desenvolvimento das mesmas. Uma delas foi a ação de Marketing de Guerrilha com voluntárias vestidas de jardineiras entregando, nos dias de maior movimento, pacotes de sementes de amor-perfeito junto com o panfleto de informações sobre as atividades infantis, além de tirar dúvidas dos interessados.

Também foram colocados diversos cartazes e banners nas instalações com mais informações sobre. Os cartazes, mesmo levando a assinatura do logo da fraternidade, tinham a sua própria identidade visual: mais leve, moderna e essencialmente divertida.

presença digital da Fraternidade Irmão Rafael teve um aumento tão surpreendente, que além de atender às necessidades definidas no início da consultoria, também chegou à muitas pessoas de vários locais do Brasil que entravam em contato pela inbox com pedidos de ajuda e informações sobre a Doutrina Espírita.

Atuei por um ano e meio neste projeto, acompanhando os resultados e fazendo ajustes quando necessário junto aos voluntários que se dispuseram a continuar o trabalho. Na entrega final, destaco o aumento de seguidores (mais de 400), alto engajamento nas postagens e o recorde de inscrições de novos alunos na Evangelização Infantil no período. Foi gratificante poder contribuir com projetos transformadores para a vida de tantas pessoas e ainda, que despertaram a consciência dos voluntários para expandir a comunicação para outras plataformas e levar sua mensagem adiante.
Planejamento de eventos e comunicação - Mocidade Itinerante

Durante os anos à frente da comunicação da Fraternidade Paulo de Tarso (confira o case completo aqui), à convite de Miltinho Toledo, dirigente do grupo de jovens Mocidade Mãos e Corações na época, tive a oportunidade de ajudar o projeto Mocidade Itinerante do papel no ano de 2012.

Mocidade Itinerante é um projeto que nasceu para divulgar o Espiritismo e a Mocidade Espírita no Vale do Paraíba e região (SP), através de atividades que estimulavam a fé do individuo nos pilares da razão. Em eventos gratuitos e abertos ao público (chamados de “desembarques”) eram realizados com os dirigentes, alunos e convidados especiais em formato “aula de Mocidade fora do centro espírita” e com muita interação e atrações culturais.

Foram dois anos de projeto com 4 eventos realizados. E no planejamento do evento e comunicação, criei ao lado de Pedro Melo, toda a comunicação do projeto.

E assim, com campanhas que envolviam mais de 2 mil pessoas de forma orgânica no Facebook, cada evento reunindo mais de 100 pessoas a cada edição com participações especiais de grandes palestrantes, autores consagrados do meio espírita e o jornalista Carlos Abranches, o Mocidade Itinerante foi um marco no movimento espírita de São José dos Campos e abriu as portas para o público conhecer mais sobre a religião.
Voluntariado de comunicação - Fraternidade Paulo de Tarso

Buscando toda e qualquer oportunidade de aplicar os conhecimentos recém adquiridos na faculdade de comunicação, comecei a sugerir ideias de ações para a fraternidade espírita, Paulo de Tarso, na qual eu frequentava o grupo de jovens em 2011 chamado Mocidade Espírita Caminho de Luz.

Conforme as sugestões eram aceitas e foram trazendo resultados, fui convidada pelo diretor presidente da casa, na época, a assumir como voluntária as atividades de comunicação, principalmente as que falavam diretamente com os adolescentes e jovens. Com grande alegria, aceitei o desafio. Afinal, as redes sociais estavam começando a ganhar destaque no Brasil. Era o meu momento de não apenas praticar, mas de testar bastante essas novas ferramentas do Marketing.

E foi assim que de 2011 a 2013, executei diversas ações e campanhas:
- O grupo de jovens utilizava uma pintura de uma flor como símbolo e que acabou sendo estilizado em um formato para diversas aplicações.

- Divulgação da nova turma da Mocidade Espírita.

- Definição de identidade visual e cronograma de conteúdo para as redes sociais.

- Criação de logo e campanha de divulgação para um dos eventos mais tradicionais da fraternidade, a Tarde da Pizza. Evento este que auxiliou na arrecadação de fundos para finalizar a construção da sede.

- Membro do comitê de eventos da Mocidade Caminho de Luz.

Nesses três anos, aprendi muito sobre como o Marketing Religioso funciona para criar conexões com a sua comunidade e as suas formas de engajamento baseados no comportamento do público-alvo. Isso sem mencionar o fato de conhecer o Marketing Digital na prática, que é onde tudo acontece.

Também foi um grande prazer poder estruturar a comunicação da comunidade espírita do Vale do Paraíba ao lado de pessoas incríveis e comprometidas em entregar o seu melhor. E foi esse o combustível que alimentou a construção de um trabalho que foi reconhecido como pioneiro na região e tido como referência para diversas outras fraternidades e grupos de jovens que passaram a investir em comunicação e Marketing Digital até hoje.
Projetos voluntários
Published:

Owner

Projetos voluntários

Published:

Creative Fields