Guilherme Sosnowski's profileJosé Alberto Arnecke's profile

OBSESSÃO

Marca:
SOS SUBCULTURE
Uma marca de streetwear brasileiro que busca conectar a rua com a arquibancada. Tendo o SOS derivado das iniciais do sobrenome de um dos designers (Sosnowski), leva também o Subculture, por influência de diversas subculturas juvenis de rua. Passando a ideia de que a identidade da marca é uma subcultura em si, com seus próprios ideais, estética e visão de mundo. Além disso, SOS é conhecido por conta da tradução feita do código morse de um pedido de socorro (..._...), daí se dá a principal identidade visual da marca, uma desconstrução do código morse. O pedido de socorro também conecta a ideia de como o futebol atua como uma válvula de escape para muitos na América Latina.

Conceito da Coleção:
OBSESSÃO
Mais que um esporte, o futebol é uma cultura com papel social extremamente relevante, que traz um papel de pertencimento e capacidade de fazer sonhar. É em cima desta temática que procuramos trabalhar, o indivíduo dentro de uma cultura de futebol latino-americana e brasileira, focando na complexidade e dualidade deste indivíduo. Buscamos tratar desde a dualidade dos sentimentos do indivíduo, que tanto sente raiva e ódio, mas que tanto se emociona e ama (seu clube e sua torcida); até a complexidade da percepção que se tem deste indivíduo, que odeia, que tem raiva, que briga e que vandaliza, mas que emociona os outros com sua festa, seus sonhos, suas músicas e sua paixão.
A Coleção
Na coleção nós trazemos referências da infância, de sentimentos, da festa, e também da realidade violenta dessa cultura. As escolhas das silhuetas foram inspiradas nas peças usadas por frequentadores de estádios futebol. Elementos de estilo foram criados buscando referenciar a cultura de festa, além de elementos gráficos vindo do imaginário e dos sentimentos dessas pessoas, referenciando a infância e o sonho em jogar bola.
A coleção se dividiu em três famílias, a primeira se chama SONHO. Referenciando as coisas boas que essa cultura apresenta, o permitir crianças sonharem com um futuro melhor através do esporte, a inspiração e influência de ídolos e também da festa nas arquibancadas. Para os dois looks trazemos tons mais claros ligando a ideia de maior leveza e sentimentos positivos.
A segunda família contrastas elementos e referências da primeira e a última famílias, se chamando DUALIDADE. Retrata o quão complexo é este indivíduo que estamos representando. Com isso trazemos um look “meio a meio”, o contraste de materiais (mais fluidos e mais estruturados) e também o contraste de cores, sempre referenciando a cultura de futebol local.
Quando passamos para a última temática vamos para um caminho mais obscuro deste universo, que chamamos de REALIDADE. Aqui trazemos looks com tons mais fechados e silhuetas inspiradas em peças que procuram esconder a identidade, usadas por aqueles que geram confusões nas arquibancadas, porém sempre referenciando a festa também.
Desta forma que buscamos desconstruir, unindo moda e cultura de futebol e trazendo algo tão fundamental do nosso Brasil e América Latina, visto por muitos como mundos tão distantes, mas que no fim se relacionam diretamente. É nesta perspectiva que enxergamos a moda (e as roupas) tendo valor emocional maior do que em qualquer outro lugar.

OBSESSÃO
Published:

OBSESSÃO

Inscrição 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

Published:

Creative Fields