Guilherme Zgierski's profile

★ Top10 - Concurso Pavilhão Minimum - M4

PAVILHÃO MINIMUM - M4




Podem me ver de longe e podem me ver de perto
Podem me ver de dia e podem me ver de noite
Podem me transportar para qualquer lugar
Só não podem esquecer-se da democracia
Que vim para realizar 
      Esboçar um pavilhão da Minimum com apenas a premissa de metragem quadrada é uma oportunidade única de estudar as infinitas variáveis.
Considerando o significado da palavra pavilhão e a história da Minimum, a proposta desse tema trás consigo o fortalecimento da cultura, democratização, inovações tecnológicas, sustentabilidade e o estímulo das relações de memória.
      É com esse propósito que o projeto nasce, sendo permeável, flexível e equitativo. E para isso a forma mais apropriada para a implantação é de um círculo, possibilitando um dialogo imediato com o seu entorno e podendo ser instalado em qualquer lugar que tenha um sítio plano. Mas a ideia do círculo nasce da premissa de não termos um início e muito menos um fim, nasce da flexibilização do tema e que também acompanha a proposta.

Partido
      Aproveitando a forma que foi escolhida para o desenvolvimento da proposta, que nos possibilita termos um marco visual tanto interno quanto externo para qualquer lugar também são levados em consideração juntamente os pilares da Minimum, que hoje conta com os três irmãos e desta forma isto é ancorado em três pontos no perímetro da forma e distanciando-se um do outro com as mesmas medidas e, a partir da ligação desses três pontos e com as mesmas distâncias de retas é formado um triângulo equilátero, formando o que será posteriormente os acessos para o pavilhão.
      Com a premissa de ser o Pavilhão da Minimum, mas ao mesmo tempo se tornar democrático, cultural e gentil, para o local a ser inserido, foi pensado em ser um projeto interno e externo, fazendo com que os acessos sofram um deslocamento em direção ao centro e assim liberando um corredor externo ao ar livre, conforme o diagrama abaixo:
      O programa é desenvolvido em um único pavimento, contendo rampas de acessos, bancos em seu entorno (aproveitando a própria estrutura da base), exposição externa e espaços internos, podendo se tornar em até três espaços com acessos distintos, dependendo apenas da ocasião. 
      Com uma cobertura leve e translúcida os fechamentos laterais que são de madeira e giratórios a cada 30 graus, não tocam a parte superior, para possibilitar uma ventilação no seu interior, caso esteja acontecendo algum evento interno.
      Contudo, a proposta como conjunto busca dialogar com o contexto do local de forma instituir uma relação cordialidade e gentileza com seu entorno imediato e, principalmente com a comunidade local, demonstrando ser um equipamento urbano generosamente acessível e democrático, ao mesmo tempo em que pode ser público e privado, conforme a série de soluções de projetos adotadas.
★ Top10 - Concurso Pavilhão Minimum - M4
Published:

Owner

★ Top10 - Concurso Pavilhão Minimum - M4

Esboçar um pavilhão da Minimum com apenas a premissa de metragem quadrada é uma oportunidade única de estudar as infinitas variáveis. Com isso, Read More

Published: