Joyce Lucena's profile

Escrevendo a Questão Social




Escrevendo a Questão Social
Identidade Visual

Sobre a marca
A escrita é um ato crucial em boa parte das profissões. Desde o início das civilizações, ela é usada para o registro de atividades cotidianas, avanços políticos e econômicos, até expressões artísticas. A partir da importância e do poder da escrita, surge o curso "Escrevendo a Questão Social".

Escrevendo a Questão Social é um curso online de escrita para assistentes sociais, que ensina desde a elaboração de relatórios menais, encaminhamentos, e-mais a registros em prontuários. Criado e ministrado por Sarah Ferreira e Mayara Café após observarem a dificuldade que os profissionais da área enfrentam ao elaborarem documentos cotidianos da profissão, o curso surge através da busca em ampliar a compreensão sobre a importância da escrita e do seu impacto no desenvolvimento do trabalho social.

Sarah, dona da marca "Eu Social", e Mayara, dona da marca "Ampla Social", se tornaram sócias e criaram o curso porque acreditam que a escrita social se configura como um das maiores ferramentas de trabalho dos assistentes sociais e um dos maiores caminhos para a viabilização de direitos sociais.

Público
Assistentes Sociais formadas ou em processo de formação. Algumas estão inseridas no mercado de trabalho e outras não, algumas em busca de qualificação nesse período de desemprego. São um público mais caseiro, com uma mentalidade muito focada no serviço público e descobrindo aos poucos novas possibilidades de trabalho. Por falta de experiência, são inseguras com a prática profissional, por vezes querendo desistir da profissão.




Desafio
Apesar de se tratar de um tema que carrega uma grande seriedade, Escrevendo a Questão Social é uma marca que se propõe a tratar desses assuntos de uma maneira criativa, espontânea e alto astral. Esse foi o maior desafio do projeto: criar uma marca que saiba conversar sobre assuntos sérios de uma forma vibrante, alegre e extrovertida, sem perder a elegância e sofisticação.

Aspectos visuais da marca
1. Cores
As criadoras demonstraram o interesse pelas cores presentes nas identidades visuais da Ampla Social e da Eu Social. Optei por uma paleta que trás essas cores, mas não exatamente no mesmo tom. Fiz essa escolha para que o curso tenha vida própria e ultrapasse as marcas de suas criadoras, mantendo assim sua autenticidade.
A escolha foi de uma paleta de cores vibrante, mas que também carrega um contraste entre duas cores mais sóbrias.

2. Tipografia
Foram escolhidas duas fontes e uma família tipográfica para esse projeto. A duas fontes compõem o logotipo, e a família tipográfica é usada para textos corridos.
A Angelface, com seus atributos caligráficos, representa o objeto principal do curso: a escrita. Já a Paytone traz sua característica mais autêntica para dar personalidade a marca.

3. Logotipo/Símbolo
O logotipo evidência principalmente a escrita. A palavra “escrevendo” foi adicionada com aspectos caligráficos, e “questão social” foi pensada de uma maneira que deixe claro o peso e a importância da área social.
Ainda dentro desses mesmos aspectos, escolhi como símbolo o ponto e vírgula entre parêntese, elementos corriqueiros da escrita de qualquer texto. O ponto e vírgula também representa a dualidade de Sarah Ferreira e Mayara Café.






Instagram ➝ @ajoycelucena
E-mail ➝ contato@joycelucena.com



Escrevendo a Questão Social
Published:

Owner

Escrevendo a Questão Social

Projeto de identidade visual criado para o curso online "Escrevendo a Questão Social", curso de escrita para profissionais do Serviço Social.

Published: