Bruno Barcelos Coutinho's profile

Você sabe o que são e quais as suas diferenças?

Terno, Paletó, Blazer e Smoking: você sabe o que são e quais as suas diferenças?

Terno, Paletó, Blazer e Smoking: São trajes tradicionais e relevantes em todo o contexto de moda e estilo desde sua criação. Mas por que e qual comprá-los? 

Aproveite então para ler este post até o fim e assim poder comprar aquilo que irá te satisfazer dentro do seu orçamento: 

TERNO
O terno é muito usado para trabalhos mais formais ou festas, normalmente sem o colete. Nos casamentos, por exemplo, costuma o colete ser usado pelo noivo para se diferenciar dos convidados e padrinhos. 

Para completar, é bom saber que basicamente existem 3 tipos de ternos masculinos onde variam caimento, lapelas, bolsos e até o número de fendas nas costas dos paletós, não importando detalhes como cor, padrão, tecido ou número de botões. Cada um deles tem suas peculiaridades e se encaixam em diferentes estilos de homem, o que não impede que você tenha todos, desde que sinta-se confortável e fique elegante nos 3 modelos. Que são eles terno com corte inglês, terno com corte americano ou clássico e terno com corte italiano.

O traje em questão é composto por três peças: calça, paletó e colete. O terno é a veste mais utilizada em casamentos, variando apenas nas cores e no tecido, de acordo com o padrão da cerimônia. Grandes eventos e importantes celebrações também comportam esse conjunto completo, acrescido de camisa e gravata. 

O conjunto de calça e paletó sem o colete, tem o nome correto de costume (a gravata torna-se opcional). Sempre deverá acrescentar uma camisa social, sapato, cinto e gravata junto com o terno. O lenço no bolso, embora muito charmoso, é totalmente opcional, se o casal apostou na decoração de casamento azul muito sofisticada, tanto o lenço como o boutonniere (caso seja noivo ou padrinho) o deixará elegante e completo. 

PALETÓ
O termo Paletó vem do francês paletot, que é uma espécie de jaqueta ou sobretudo. Ele tem a modelagem mais sóbria, de alfaiataria, podendo ou não ter bolsos externos. A peça faz parte do conjunto do terno, que é composto ainda por calça e colete do mesmo tecido. Clássico, atemporal e extremamente formal, deve ser usado com camisa social, gravata e sapato.

O paletó é a parte de cima do terno. Ele é uma peça bem formal, mas pouco modelada ao corpo. O Paletó pode ser encontrado em diferentes cores para eventos durante a noite ou para o dia. 

O paletó sempre precisa ser acompanhado de uma camisa social e calça da mesma cor e tecido. Ele é uma peça bem rígida que não permite muitas variações nesse ponto. Sempre bem alinhado e mais sério. 

Paletó Peça um pouco mais social que o Blazer, o Paletó tende a ser menos ajustado ao corpo devido seu tecido ser mais espesso e, por consequência, ser mais pesado. Junto a ele, calça e camisa social são itens obrigatórios e em algumas situações a gravata também poderá ser incluída. Normalmente usado em ambientes de trabalho, casamentos e formaturas. 

Peça clássica e básica no guarda roupa masculino, o paletó se apresenta com diversos recortes e tanto o modelo como o tecido devem seguir o padrão que define. As cores tradicionais são o azul marinho, preto, cinza e marfim, estes são os tons clássicos que sempre serão adequados para diversas ocasiões. Sempre seguindo a regrinha básica: em eventos formais noturnos prefira o preto, para climas mais descontraídos poderá apostar no azul marinho. Em eventos de dia pode-se usar tons mais claros. 


BLAZER 

O blazer  é uma variação muito mais informal do paletó. Um social menos exigente. São peças bem parecidas, mas o blazer é mais despojado, podendo ser encontrado em diferentes cores e tecidos. 

Diferente dos paletós, o blazer é comprado em peças avulsas, não segue um padrão de corte e pode ser usado em visuais informais, inclusive com calça jeans e chino. Por isso, o blazer é a melhor opção para um esporte fino, mas evite as calças jeans e o chino neste caso. 


Chino é uma calça (ou bermuda) que possuem uma carinha de calça de alfaiataria, mas são de algodão/ sarja. É fácil identificar! Olhe os bolsos, se eles forem retos ( o famoso bolso clássico faca), são chinos e se forem arredondados, são jeans! 


O blazer: Semelhante ao paletó, porém com um estilo um pouco mais despojado e acinturado, o Blazer pode ser utilizado em diversas composições, desde camisas sociais até xadrez, acompanhado de calça jeans ou social. Esta peça pode ser usada em ocasiões e locais mais informais, como restaurantes, confraternizações e bares. Sem dúvidas você estará bem apresentável. 

Uma versão mais descontraída do paletó, o blazer é um coringa e pode ser aproveitado em diversas comemorações. Pode ter uma cor diferente da calça e encontrará diversas opções de cores, até com linhas em xadrez ou um vermelho chamativo para acompanhar a amada com um lindo vestido de festa vermelho. Se foi convidado para uma cerimônia ao ar livre com decoração de casamento rústica, o blazer até com uma camiseta lisa, sem estampas, é uma ótima opção. Mas, pode usá-lo com camisa social e sem gravata.



 SMOKING

Smoking ou Black Tie é o visual mais formal de todos e, por isso, muito escolhido por artistas em grandes premiações da música e do cinema, como o Oscar e usado em muitos bailes de formatura. 

Esse é um visual composto por calça, paletó e gravata borboleta. Porém, o paletó do smoking tem uma diferença essencial para o paletó do terno. No smoking, a lapela é de cetim, o que dá um ar muito elegante para o visual. Normalmente, esse traje é encontrado apenas no preto. Hoje, já é possível achar smokings coloridos, mas sempre com a lapela em cetim preto. 

Mais formal que o terno completo, o smoking é composto por calça, paletó e gravata borboleta. O paletó do smoking possui a lapela em cetim e é este detalhe que o diferencia do paletó do terno. Indicado para eventos mais formais, como premiações e até casamentos. 

Em eventos formais, totalmente tradicionais, o smoking é o exemplo mais clássico e formal de todos. Ele é formado por paletó, calça e gravata borboleta, e deve ser usado quando especificado no convite de casamento diferente que recebeu, caso contrário pode ser um traje exagerado para ocasiões em que outros convidados estarão mais simples. Deve-se saber que tanto o terno como o smoking não são peças únicas e sim um “conjunto”, portanto sempre devem ser do mesmo tecido e cor. O smoking, por sua vez é preto, salvo alguns modelos diferenciados que são feitos em cinza ou azul marinho. A camisa sempre é lisa e branca variando apenas o recorte da gola que pode ser opcional. A marca peculiar do smoking é a lapela que é de cetim.
Você sabe o que são e quais as suas diferenças?
Published:

Você sabe o que são e quais as suas diferenças?

Published:

Creative Fields