Camila Giovana's profile

Mulheres na política santacruzense

Mulheres na política santacruzense 
  Dados das Justiça Eleitoral mostram que perfil majoritário para candidaturas em Santa Cruz do Sul é de homens brancos, casados e com ensino superior completo, apesar do número de candidatos pretos e pardos ter crescido. Enquanto isso, a representatividade de mulheres caiu em relação ao último pleito (de 33,2% para 32,7%). Embora representem mais da metade da população brasileira, as mulheres continuam sendo minoria em cargos de poder. Setores de administração são frequentemente dominados por homens na política, enquanto as mulheres permanecem mais em áreas como Educação e Assistência Social. 
  Apesar de já termos eleito uma mulher para presidente da República, a presença desse gênero em ambientes de poder ainda é sub-representada, muito provavelmente por a sociedade ainda carregar consigo a ideia de que “política é coisa de homem”. Segundo apontam pesquisas, a falta de recursos para campanha, assédio e falta de espaço nos meios de comunicação seriam outros fatores que contribuem para os insucessos eleitorais das mulheres. Além disso, um fato curioso é que, por mais contraditório que possa parecer, nos municípios menores é que é mais expressiva a presença feminina. Isso por que a proximidade da população com a classe política nesses lugares facilita o aumento do número de mulheres nesses cargos.            
  Apesar de tudo, o Brasil aos poucos vem criando meios políticos que ampliam a presença de mulheres na política, como foi o caso da cota de gênero, que estabelece que 30% das candidaturas devem ser reservadas para mulheres.
Mulheres na política santacruzense
Published:

Mulheres na política santacruzense

Published:

Creative Fields