Projeto: Ampliação do Campus Santana do Livramento - Universidade Federal dos Pampas
Programa: Institucional
Cliente: Universidade Federal dos Pampa
Área:  5.000 m²
Local:  Santana do Livramento - RS
Status: Concurso Nacional
Ano: 2011

Equipe:  Diego Viana Gomes, Juliana Meira Araujo Aguiar, Saul Kaminsky Bernfeld Oliveira
Evolução / Evolution
Planta de Situação / Site Plan
Universidade como espaço de Transformação Social
Estudar em uma universidade federal é quase sempre o maior sonho de muitos jovens e seus pais, em um país de grandes desafios e desigualdades como o Brasil. Compreender a universidade como instituição pluridisciplinar, espaço de transformação e debates de ideias fortalece e molda não só a nova força de trabalho, mas o quadro social do país.

Santana do Livramento a quase exatos "meio caminho" entre Porto Alegre e Montevidéu reflete uma realidade peculiar em um país tão extenso e com tantas fronteiras como o Brasil. Considerada como a fronteira da paz, sendo também em 2009, declarada oficialmente pelo governo brasileiro como a cidade símbolo da integração brasileira com os países membros do Mercosul, Livramento tem muito a que ensinar vizinhos na América do Sul e ao mundo quanto a respeito e convivência geográfica.

Embora o município seja referência quanto a sua integração regional, um dado curioso  também se destaca quanto sua população divulgado no último censo realizado. Santana do Livramento apresentou um dos maiores índices de evasão populacional em todo o estado (-9,18%). Em números absolutos, se destaca na estimativa do IBGE, tendo perdido mais de 8 mil habitantes desde o Censo de 2000, caindo das 90.849 pessoas de dez anos atrás para 82.513 habitantes. Além disso, Livramento mesmo com o enorme potencial para pecuária, agricultura e atualmente para a vitivinicultura, conta altos índices de desemprego que de certa maneira são contraditórios à média nacional, nos levando à pergunta: “O que fazer para reverter este quadro”?

Educação como investimento público
Acredita-se que oferecer educação de qualidade é sem dúvida uma das principais respostas para o fortalecimento econômico do município, além de evitar uma maior evasão da população jovem que busca melhores oportunidades de estudo e trabalho em centros mais preparados para receber esta nova força.  Embora seja necessário um planejamento político-social complexo e um longo caminho para reverter alguns índices, podemos dizer que o primeiro passo está sendo dado que é a expansão do campus da UNIPAMPA em Santana do Livramento, objeto deste trabalho.

Espaço dinâmico
Seguindo o programa e as fases determinadas no edital  para o desenvolvimento da edificação, foi disposto no terreno um bloco único  de formato retangular com 36m x 36m, afastado 4,5m do ginásio “Maristão” existente. De sistema estrutural simples, misto de concreto e aço, o volume disposto no terreno foi adaptado segundo os fluxos de entrada para a nova edificação prezando a conexão do pátio existente, o ginásio e a nova edificação. Optou-se como início para o projeto dividir a edificação em 8 módulos padrões mais um pátio central  possibilitando  ao programa de necessidades melhor comunicação, eficiência e compatibilidade,  minimizando custos com áreas possivelmente perdidas.

A partir do design em módulos foi proposto uma edificação com 6 pavimentos e dois subsolos atendidos por um sistema eficiente de circulação vertical que conta com 2 elevadores, escada de emergência e sanitários masculino e feminino adaptados a portadores de necessidades especiais em todos os pavimentos. A edificação ocupa uma área de 36m x 36m apenas no térreo e primeiro pavimento formando um anel de comunicação. Para o restante dos pavimentos foi utilizado espaço referente de 4 módulos no formato “L”  respondendo ao programa de necessidades de maneira eficiente e confortável. O projeto proposto atende  a diversos pontos estabelecidos no edital como: Respeito a legislação municipal e ao programa solicitado; Possibilidade de ampliação;  Eficiência energética; Inclusão de diversos parâmetros sustentáveis como: re-uso de água, uso de painéis fotovoltaicos; Implantação correta em lote; Exequibilidade; Harmonia e proporção do conjunto arquitetônico.

Compreender, pesquisar e inovar
Na busca do entendimento das características climáticas da região como o insolejamento e a ventilação predominante, optou-se por uma edificação modular com pátio central (térreo e 1° pavimento) e design direcionado a promover o cruzamento do vento sudeste. Considerando as diferenças de temperatura da região ao longo do ano foi disposto um sistema misto de vidro e brises móveis que podem ser adaptados segundo as necessidades de uso. A escolha destes materiais para fechamento é justificada também pelo maior controle e aproveitamento da iluminação natural, possibilitando assim uma melhor eficiência energética diminuindo custos a médio e longo prazo para a União. Embora a maior parte do programa esteja localizado na edificação de 8 módulos, optou-se por direcionar o programa referente à biblioteca em um espaço especial. 
A biblioteca foi disposta sobre o primeiro pavimento da edificação antiga de maneira a valorizar o que consideramos de mais precioso para a sociedade atual, a cultura e memória.
 
O programa referente a biblioteca foi disposto em módulo único de 12 x 24m, acrescido de balanço no tamanho menor de 2 metros para a cidade, sendo um espaço de apreciação do aluno e para o visitante. A ideia principal  em destacar a biblioteca é a compreensão da necessidade de valorização do estudo e da cultura. O módulo foi projetado segundo a mesma lógica estrutural e de fechamento da edificação maior, contando com misto de brise e vidro low-e.  

Com pé direito de 6,20m o programa de necessidades pode ser disposto em dois pavimentos, sendo no térreo a área de estudo, administração, atendimento, lockers, sala de catalogação e espaços para leitura e no primeiro pavimento o programa do acervo da universidade.
Fachada Frontal / Main Facade
Perspectiva Geral / Main View
Técnicas Construtivas / Materiais
O sistema estrutural  misto de fácil execução e baixa manutenção, possibilitou à edificação ao mesmo tempo ser leve e esteticamente agradável.
Quanto ao uso de materiais para o  fechamento externo,  foi utilizado um sistema misto  contanto com esquadrias, vidro low-e, grade metálica  e painéis metálicos na cor laranja (veja detalhe) oferecendo segurança, ventilação e conforto térmico/acústico.

Quanto aos materiais internos foi utilizadas divisões de espaços em paredes tipo dry-wall, bloco de cimento, forro e mobiliário em madeira industrializada OSB pintada na cor branca sobre piso elevado oferecem conforto visual e fácil manutenção técnica. A ideia do uso de paredes leves possibilita modificações no layout caso seja necessário no futuro.  Para o interior também  foi utilizado tons predominantemente pastéis diferentes da cor laranja, valorizando o espaço e trazendo conforto visual aos alunos e funcionários.

Eficiência energética e conforto ambiental
A edificação projetada dispõe de diversos elementos e tecnologias sustentáveis para melhor eficiência energética e conforto térmico ambiental. Acreditamos que 4 pontos são necessários para se ter uma edificação de fato sustentável, sendo estes: Ecologicamente correto; Economicamente viável; Socialmente justo e Culturalmente diversos. Entendendo a importância destes pontos, foi aplicado na edificação elementos, materiais e  técnicas mais verdes como: uso de água pluvial captada na cobertura e utilizada na limpeza de áreas comuns e jardinagem, uso de coletores solares para redução de custo energético, uso de cobertura vegetal para redução da temperatura do interior da edificação, grandes aberturas internas possibilitando cruzamento de ventilação natural e aproveitamento da iluminação natural, uso da marquise com brise para proteção de chuvas e redução da insolação direta, re-plantio de espécies vegetais do local no entorno da edificação auxiliando no microclima, vidros do tipo low-e e diminuição de materiais plásticos ou derivados de fontes de energia não renováveis.

Interatividade
Além de diversos elementos para melhorar a socialização dos jovens da universidade como espaços cobertos e abertos para convivência, teatro externo, mesas de ping pong espalhadas pelo campus, área de projeção externa, optou-se por inserir aparelhos que propiciam pequenos  Déjà vu aos alunos, como o balanço externo sobre o vão de entrada no térreo com intuito de promover uma sensação de uma memória de algo que aconteceu rapidamente em sua vida, que é a transformação da fase de jovem para adulto.

Laranja como escolha
Laranja é uma cor alegre, segundo o significado das cores, laranja libera as emoções negativas, faz nos sentirmos menos inseguros, menos penosos e mais compreensivos com os defeitos dos outros. O laranja estimula a mente, renova a fé na vida e é antidepressivo, ideal para o espírito. A cor laranja também foi escolhida por ser muito visível, podendo ser associada a euforia, disposição enérgica e utilizada aqui para chamar a atenção que nesta edificação pode estar uma das respostas para o maior desenvolvimento do município de Santana do Livramento.
Planta Baixa Térreo e Primeiro Pavimento / Ground and 1º Floor
Planta Baixa Segundo e Terceiro Pavimento / 2º and 3º Floor
Planta Baixa Quanrto e Quinto Pavimento / 4º and 5º Floor
Perspectiva da Biblioteca / Library View
Perspectiva do Pátio Interno / Perspective Inner Courtyard
Diagrama de Sustentabilidade / Sustainability Diagram
Diagrama de Fases / Phase Diagram
PAM
Published:

Owner

PAM

Arquitetura

Published:

Creative Fields