Rafael Figueiredo's profile

TCC - Museu da Língua Portuguesa

Museu da Língua Portuguesa
TCC, Campanha vencedora do Expocom/Intercom 2011 
A campanha tinha como objetivo ressaltar os dois maiores diferenciais do Museu: o tema (língua portuguesa) e o acervo, exposto através do uso de recursos tecnológicos que criam para os visitantes uma atmosfera de entretenimento, envolvimento e interatividade. Para tanto foi criado o conceito criativo “os sentidos das palavras”, que traz propositalmente a ambiguidade registrada entre a semântica das palavras e, sobretudo, os aspectos sensoriais delas. Através da materialização das palavras acionando em cada peça um dos sentidos, pretendíamos, então, fazer o receptor se envolver com a comunicação, com o Museu e com o próprio idioma. 
Meio: Revista
Descrição: Anúncio de página simples veiculado sempre em páginas da esquerda, com o objetivo de fazer com que o leitor toque a palavra texturizada (“couro”, “lixa”, “veludo”, “areia”) ao folhear a revista.


Meio
Descrição
: Os postais publicitários são feitos com vernizes aromáticos, cada essência conforme o aroma da palavra título (“café”, “rosa”, “baunilha”, “tangerina”). Sobre a área texturizada há um selo transparente. O objetivo é fazer com que o receptor participe da peça retirando o selo e sentindo o cheiro do verniz antes de ler o texto no verso do cartão.

Meio: Indoor (em estações de Metrô)
Descrição: Nos painéis veiculados em estações do Metrô, as áreas das palavras “título” estariam cobertas com balas referentes aos sabores. O objetivo é fazer com que as pessoas participem da peça pegando uma bala. Conforme as balas são retiradas, o texto é revelado.


TCC - Museu da Língua Portuguesa
Published:

TCC - Museu da Língua Portuguesa

Trabalho de conclusão de curso na PUC-SP, defendido no final de 2010.

Published:

Creative Fields