Este é um trabalho final de curso realizado em 2007 para a escola técnica e superior SENAI-CIETEP. Sugerindo o tema " o mundo virado ao contrario" pela falta de consciência de muitos sobre o aquecimento global surgiram três subtemas chamados "Redoma Natural" (protecção), "Selva de Pedras" (metrópoles e destruição) e "Cyborg" (reconstrução) e para eles foram utilizados cores neutras e materiais impermeáveis, flexíveis, confortáveis e ecologicamente corretos. A colecção é apresentada para um público masculino alternativo com a faixa etária de 20 e 25 anos, seguindo as tendências do inverno 2008, nos temas futurismo, dandismo e ecomoda, trazendo para a colecção um ar elegante e ao mesmo tempo ecológico.
Peça conceito da coleção, ou seja, a inspiração para as outras peças.
Subtema Redoma Natural temos as cores azul, verde e preto, muito detalhe em zíper, argolas e fivelas para mostrar a questão ambiental da proteção mesmo estando confortável.
Subtema Selva de Pedras temos uma mistura das cores cinza, verde e preto, com formas menos elaboradas e com matelassê bem presente como se a roupa estivesse rasgada e fosse aplicado um remendo a peça tendo em mente o conceito do subtema de poluição e danos ao ambiente.
Subtema Cyborg nos remete as cores mais frias e neutras como azul, o cinza e o preto, materiais como o couro, tecidos mais técnologicos entre outros ecológicamente corretos, formas retas e geométricas.
 
Planejamento de Coleção é onde montamos a tabela que nos facilitará a distribuição dos subtemas, ocasião de uso, conceito, cores, formas, materiais e aviamentos de cada grupo da coleção.
Color Story é uma visualização mais organizada e facilitada da coleção. É onde colocamos todos os modelos de roupas em forma de desenho técnico nos seus subtemas, juntamente com a distribuição das cores e formas. A ordem que utilizei foi de sobretudos, casacos ou jaquetas em segundo plano, coletes, camisas e camisetas em terceiro, calças em quarto e macacões em último. 
Desenho técnico e especificações da peça.
Desenho técnico aplicado na ficha técnica. Com detalhe da visão interna do acabamento da peça.
Desenho técnico aplicado na ficha técnica. Com detalhe do pormenor destacável da peça.
A escolha dos tecidos veio apartir do público-alvo, pois necessitam de pouco tempo para se preocupar com a roupa, são modernos e vaidosos, com pouco tempo se arrumar precisam de praticidade e conforto, por exemplo o brim é um tecido resistente e maleável, prada é impermeável, malha confort é super confortável, tricoline é facil de passar, couro ecológico é resistente e protetor, e a ribana serve tanto para acabamentos quanto para camisetas. 
Tabela de tecidos e materiais.
Distribuição de modelos aos tecidos.
Distribuição de modelos aos tecidos.
Os aviamentos são super importantes para uma coleção, são eles que dão o acabamento perfeito a peça, sejam eles fivelas, botões, ziperes, linhas diversas... 
Serigrafia localizada. 
Serigrafia localizada. A ficha técnica deve conter a coleção, modelo, composição do tecido, e tipo de tecido. Abaixo coloca-se o desenho que será aplicado na peça juntamente com a localização, logo as dimensões da arte, o fornecedor e a variação das cores da arte conforme as cores das peças. No exemplo acima temos camiseta preta com serigrafia original do desenho, ao lado uma camiseta azul com serigrafia azul, preta e branca adequando-se a peça. 
Planilha de Custos, uma das partes mais chatas e aborrecidas de se fazer, mas que é muito importante para as empresas. É colocado o valor de cada coisa ou cada encargo que a empresa custa, gasta ou lucra, para poder assim aplicar um preço final a peça da coleção feita sem ter prejuízos.
 
Ficha técnica é sempre necessária para cada peça da coleção. A ficha técnica contém um desenho técnico da peça (vistas de frente e costas), a descrição, a grade que será feita (P,M,G,GG...), quem será o responsável pela ordem de serviço, depois os tecidos e aviamentos e se haverá serigrafia, lavagem ou outro tipo qualquer de acabamento.
É a ficha técnica que fará com que o processo fique mais rápido dentro da confecção. 
A Sequência Operacional serve para quem nunca montou uma peça saber como se faz na melhor forma possível e no menor tempo (em produção em série é primordial ter uma sequência operacional para ser entregue ao chefe do setor).
Após ter feito o processo todo, saberá qual será o preço final da peça para a empresa.
Para fazer um projecto como este é preciso ter muita disciplina para cumprir os prazos. Começa pela pesquisa de tendências, depois escolhe-se o tema e os subtemas a montar um conceito base para seguir a coleção inteira, cria-se uma ambiência, escolhe-se o público-alvo, monta-se uma cartela de cores e materiais, faz um planejamento de coleção e cria um modelo conceitual que mandará no curso das outras peças, depois criam-se os comerciais, faz-se os desenhos técnicos, acrescentam-se estampas, completam-se com fichas técnicas e aplicam-se os custos em cima da coleção.
Projeto técnico
Published:

Projeto técnico

Este é um trabalho final de curso realizado em 2007 para a escola técnica e superior SENAI-CIETEP. Sugerindo o tema " o mundo virado ao contrario Read More

Published: