Showcase & Discover Creative Work Sign Up For Free
Hiring Talent? Post a Job

Bēhance

O BRASIL E A RUA, para ABC Design

  • 1032
  • 128
  • 15
  • Poster publicado na nova Revista ABC Design! Com o tema O BRASIL E A RUA, optei por uma abordagem bem colorida, que priorizasse a ideia de movimento e que transbordasse brasilidade. A arte se baseia nos meus desfiles de rua preferidos, representados através de personagens e seus elementos: boi bumbá, procissão, frevo, escolas de samba, bonecos de Olinda e as fanfarras. É claro que existem várias celebrações por todos os cantos do país, mas foi uma escolha bem pessoal - personagens que fazem parte do meu imaginário e das minhas lembranças de infância. 
  • O frevo é uma dança que nasceu em Pernambuco e traz um ritmo frenético para o carnaval - a sombrinha colorida, que é um acessório da dança - fez com que eu dançasse muito na infância. Ah e os bonecos de Olinda? Os bonecos gigantes que desfilam por Olinda sempre trouxeram muita cor e alegria para os desfiles e eu sempre quis ver um deles de perto, quem sabe um dia?! Nessa peça escolhi o Lampião e a Maria Bonita para representá-los! E por falar em carnaval, as escolas de samba sempre me contagiaram, com a paixão das pessoas cantando a plenos pulmões e dançando no meio de todo aquele brilho e cor. Na ilustra um casal (separados pelo boi!) traz mais movimento para a peça!
  • Nunca fui para o Nordeste, mas sempre fui fascinada pela figura do boi-bumbá - lembro quando via pela TV quando era pequena e perguntava pra minha professora pq raios não tinha o tal do boi na minha cidade. O boi-bumbá faz parte do folclore brasileiro e conta a história da morte e ressurreição de um boi. Em compensação, as fanfarras (bandas compostas por vários instrumentos) sempre foram muito comuns por aqui - lembro que tinha aula de fanfarra na escola e as apresentações paravam a cidade, muita gente se emociona com os desfiles até hoje - é uma tradição ficar com lencinho na mão ;) 
  • Por aqui não acontecem muitas procissões e eu nem sou católica, mas acho bonito expressar a fé nas ruas, com orações e cantoria, me parece que isso só deixa coisas boas por onde passa. Escolhi a Nossa Senhora de Fátima para representar essa celebração, que é uma das designações atribuídas a Virgem Maria.
  • Acredito que os desfiles de rua mostram o jeito brasileiro de querer que todo mundo se sinta parte da celebração, de mostrar alegria, fé, tradição e principalmente, se trata de acreditar no que a história de um povo diz sobre nós mesmos. Então por isso, pensei no quanto seria legal que todos esses momentos estivessem juntos num grande desfile. Todos eles estão ali numa grande celebração de rua, onde todo mundo é convidado :) 
  • GOSTOU?!
    Quer acompanhar meus rabiscos e novidades?
    Visite meu site oficial e curta minha página no Facebook!