Dimitri Lociks's profile

Cafeteira Pingo

Industrial Design
Cafeteira Pingo

A cafeteira pingo é uma homenagem a um modo bem brasileirode se preparar café, o com uso de filtrode algodão. Essa prática preserva muito bem as características da bebida eserve para o preparo tanto do cafezinho diário e matinal, como de uma bebidamais gourmet. 

Essa técnica simples e muito prática, despertou a minhacuriosidade e me fez analisar os objetos necessários para esse tipo de preparode café. De tudo o que foi analisado, o sistema composto por uma estrutura autoportante de arame (deinox ou cromado), que suporta um filtro de algodão removível e lavável, me chamoumuito a atenção. Bastante comuns no Estado de Minas Gerais, esses conjuntos sãoresponsáveis por excelentes cafés, pois permitem um preparo onde quase todas asetapas podem ser controladas manualmente, ao contrário de cafeteiras elétricas,por exemplo. Apesar de extremante práticose eficientes, esses conjuntos revelaram um potencial ainda pouco explorado de design.Isso por que não comunicam visualmente a qualidade do café que conseguemproduzir, o que limita o potencial e a competitividade desse tipo de produto.

A cafeteira Pingo surgiu como uma solução para esseproblema, ou seja, como um produto capaz de transmitir a idéia de que o cafépreparado em coadores de algodão pode atender à um mercado mais exigente, hojedominado por produtos importados. Mais do que apresentar uma cafeteiradiferente, o objetivo desse projeto é agregar valor ao jeito brasileiro de sepreparar café e difundi-lo para outras culturas, tal como os italianos ofizeram com a cafeteria Moka.

O projeto da cafeteira pingo procurou capricharnos detalhes para oferecer um produto deexcelente qualidade. Entre essesdetalhes destaca-se, é claro, o filtro de algodão, que na cafeteira pingoassume um formato cônico, com um anel de silicone e 3 marcas dosadoras paramarinheiros de primeira viagem. Esse filtro fica encaixado num cone de inox oualumínio, que mantém aquecido o café, preservando os seus aromas, servindo desuporte para jogar a borra do café até o lixo e melhorando o visual da cafeteira, ao esconder o coador, que pode, com o tempo, ficarencardido. Além do cone de inox, eu pensei em alguns mimos que faltavam nossistemas atuais, como uma tampa para preservar o coador da poeira, além demanter os aromas e o calor do café no seu devido lugar. Para finalizar, acafeteira pingo possui também uma base em aço (ou ferro fundido) esmaltado emcores diversas, uma referência clara àquelas xícaras de café tradicionais dointerior de Minas Gerais.
Cafeteira Pingo
Published:

Cafeteira Pingo

Projeto de cafeteira

Published: