PRESSÃO ARTERIAL
coração é o órgão muscular responsável por bombear o sangue para o nosso corpo. Quando o sangue é impulsionado, ele acaba exercendo certa força contra as paredes das artérias. 
Essa força é chamada de pressão arterial e pode ser definida como a pressão que o sangue em circulação exerce nas paredes de nossas artérias.
Os valores normais da pressão arterial são determinados por ações do sistema nervoso, sistema cardiovascular e os rins. Distúrbios nesses sistemas e órgãos podem alterar a pressão arterial e causar problemas, como a hipertensão.

Quais são os valores normais da pressão arterial?
Ao analisar a pressão arterial, percebemos que ela é composta por dois números. O primeiro, que é o maior valor, representa a pressão sistólica, ou seja, a pressão do sangue quando ele é bombeado para o corpo. Já o valor menor é a pressão diastólica e representa a pressão no momento em que o coração relaxa entre um batimento e outro. Esses valores são medidos em milímetros de mercúrio.
Uma pressão considerada ideal é aquela que está com valores de 120/80 mmHg. Em pacientes com diabetes e problemas renais, o ideal é que a pressão esteja menor que 130/80 mmHg.
Quando os valores atingem mais de 140/90mmHg, dizemos que o paciente está com hipertensão, um problema grave que pode ocasionar infartos, acidentes vasculares encefálicos e insuficiência renal. A hipertensão pode ser desencadeada, por exemplo, pela obesidade, sedentarismo, má alimentação, consumo excessivo de sal, tabagismo e alcoolismo.
 
Veja a tabela abaixo:




PRESSÃO ARTERIAL
Published:

PRESSÃO ARTERIAL

Published:

Creative Fields