Gabriela Garrido's profile

CONHEÇA A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio psíquico caracterizado por estresse crônico e estado de tensão adquiridos no ambiente de trabalho, devido ao desgaste emocional, físico ou psicológico.
As maiores vítimas dessa síndrome são profissionais que possuem intenso e direto envolvimento interpessoal. Agentes penitenciários, bombeiros, policiais, profissionais da área da saúde, educação, recursos humanos, assistência social, estão mais propícios a desenvolverem o transtorno.
O profissional pode apresentar mudanças repentinas de humor, dificuldade de concentração, lapsos de memória, ansiedade, agressividade, isolar-se, baixa autoestima, entre outros.
Fique atento aos sintomas. Ao constatar os primeiros sinais, procure atendimento médico que deve ser realizado por um psicoterapeuta ou psiquiatra.
Não se submeta a trabalhar em um ambiente prejudicial à sua saúde, a situações de constante estresse que podem acarretar em um quadro de esgotamento profissional.
O diagnóstico consiste em um levantamento histórico do paciente, levando em conta suas realizações e envolvimento profissional. Assim, pode ser realizado terapia cognitiva ou outro atendimento psicológico.
Em alguns casos, o tratamento pode incluir o uso de antidepressivos e psicoterapia. Além disso, praticar regularmente atividades físicas podem auxiliar no controle dos sintomas. Portanto, o paciente deve desfrutar dos momentos de lazer para descansar o corpo e a mente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito aos portadores da Síndrome de Burnout. Portanto, o paciente deve dirigir-se até uma Unidade Básica de Saúde (UBD), onde realizará o primeiro atendimento e, posteriormente, será encaminhado aos centros especializados
CONHEÇA A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
Published:

CONHEÇA A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL

Published: