Os dramas do universo do jovem adulto: as contas para pagar, os lazeres da cidade de São Paulo para desfrutar, as viagens que tem para fazer, as roupas para comprar... E mais o dinheiro que tem que render. 
Pois bem, o assunto Finanças quase sempre em voga no final das contas e - pelo menos para muitos paulistanos - é cheio de dúvidas.
Diante desta ilustração simples, você confere abaixo a documentação do projeto que foi desenvolvido 
para solucionar durante o curso de UX na Prática, no mês de agosto de 2019, no Centro Universitário de Belas Artes de São Paulo.
Antes de tudo, descrevo todo este processo na terceira pessoa do plural devido à ajuda que tive da Andressa, da Thais, da Diene, da Carol, do Bruno e da Aline.
Com o grupo criado, recebemos a incumbência de resolver o seguinte problema:
O processo
Para darmos o start na resolução do problema, usamos o Double Diamond para organizar as etapas
que deveríamos passar.
Desk Research
Mergulhamos no assunto através da Desk Research, vimos que assim seria a melhor maneira
de tornar palpável um assunto que não era de domínio total do grupo.
E, portanto, levantamos as informações da cidade de São Paulo e do país. Abaixo separamos as que elegemos serem as mais relevantes:
Hipóteses
O auxílio da matriz CSD nos ajudou a mergulhar em hipóteses do porquê a vida financeira do paulistano poderia estar precisando de ajuda. Portanto, dois dos palpites que consideramos primordiais para o desenrolardo projeto foram:

1. A falta de interesse de muitos cidadãos de SP quanto ao tema Finanças.
2. O quanto, na infância, tal assunto foi apresentado de maneira educacional.
Pesquisas
Com o Desk Research e hipóteses feitas, partimos para as pesquisas com o survey.
Foram 47 questionários aplicados, sendo 43 válidos.

Dos 43 moradores da cidade de São Paulo:
No questionário, os participantes puderam deixar sua opinião. Desta forma, podemos ter uma pesquisa qualitativa e analisar a situação real do cenário que envolve a educação financeira nas escolas. Concluímos que, de modo geral, saber administrar as finanças deve ser aprendido desde a educação básica nas escolas.
Entrevistas em Profundidade
Para nos ajudar a imergir no assunto, decidimos coletar dados de professores da rede de ensino pública e particular.
Daí, os seguintes resultados:
BRAINSTORMING
No brainstorming criamos propostas de possíveis soluções e votamos naquelas que julgamos
as melhores para dar andamento ao projeto. 
Personas
Com mais clareza sobre quem estávamos destinando o produto, pudemos então desenvolver melhor as personas que nos embasariam as decisões.
Aprendizados

Pessoais
Esse foi o meu primeiro projeto de UX e UI que eu desenvolvi. Experimentei situações durante o processo que vi o que eu tinha mais facilidade (como Pesquisa, UI e desenvolvimento de Personas, por exemplo). E outros pontos que tinha que melhorar no meu pensamento durante as sessões de Cocriação e gestão de tempo e pessoas.

Projeto
Foi com o Fineduq que aprendi a importância de pensar de forma estratégica sobre a diferenciação do produto 
no mercado onde ele está inserido diretamente ou não. Talvez uma possibilidade de alavancar o engajamento de pais, professores e, principalmente, das crianças seria adequar o projeto à uma marca consumida por eles, como Disney, ou Warner Bros., ou Cartoon Network,
ou algo do tipo.
Este projeto foi desenvolvido com a mentoria de Marcela Hippe e Renato Dalecio.
Fineduq
Published:

Fineduq

Este é um trabalho fictício de um curso prático de User Experience Design. Nele, a metodologia de UX Design é aplicada para solucionar um desafio Read More

Published: