Ludmyla Caldas's profile

Escolas inovadoras

        A educação tem se tornado um desafio cada vez maior, quebrar paradigmas e inovar os métodos de aprendizagem são barreiras a ser enfrentadas. O docente por sua vez, tem o papel de fazer com que os alunos aprendam de maneira a formar suas próprias ideias, a ter um pensamento crítico e não se tornarem alienados, e a tecnologia se torna grande aliada nesse desafio. 
        A educação tradicional, já não satisfaz os alunos, sentar em cadeiras em frente a um quadro, ouvindo o professor falar sem nem um método que os façam se interessar na aula, tem se tornado massante. As escolas devem inovar, usar a tecnologia a seu favor, para se adaptar aos alunos do século XXI, pois o contexto em que eles vivem muda rapidamente e a inovação serve para que os estudantes desenvolvam capacidades de reinventar o futuro.
         Essa mudança na educação então, servem para o desenvolvimento do aluno, como desenvolvimento das capacidades criativa, crítica, social, estimula os alunos a saber mais, procurarem sempre por novas ideias. Assim, a tecnologia com suas várias interfaces, está pronta para auxiliar as escolas nesse desenvolvimento, pois ela proporciona diversos meios para que se possa aprender, moderniza o ensino e faz com que os alunos estejam sempre conectados a vários meios do aprendizado. 
          Nesse contexto, entram as escolas inovadoras, que são escolas que exploram todos esses meios para ensinar os alunos, que estão interessadas em formar o aluno como um todo, e não apenas lhes ofertarem milhões de conteúdos, sobre história, geografia, matemática, e sim acolher todas as suas dimensões: sociais, artísticas, emocionais, políticas, comportamentais etc. Assim, a interdisciplinaridade é essencial, pois nas escolas inovadoras todo e qualquer talento importa, e então várias disciplina
 são ministradas de forma a qual os alunos se identifiquem mais. 
           Outras características também marcam a diferença das escolas inovadoras para as escolas tradicionais, como a organização do espaço, que não se restringe a cadeiras enfileiradas e salas de aulas com quadros negros na frente. Muito importante também, é a tecnologia, que não é apenas livros digitais em tablets, por exemplo, mas sim a utilização de todas as ferramentas como aliadas na aprendizagem, explorando suas inúmeras interfaces, estimulando a curiosidade e criatividade dos alunos. Além disso, tem se a personalização da aprendizagem, que parte do pressuposto que cada aluno é único e tem um processo singular de aprender.  
            Por fim, temos inúmeros exemplos de escolas inovadoras, o Projeto Âncora e a Escola Nave, estão no nosso Brasil e mostram esse processo de educação dinamizado, além de várias outras mundo a fora. E essas escolas buscam potencializar o aprendizado integral de crianças e jovens, de forma a explorar todas as dimensões e capacidades dos alunos, formando seres humanos capazes de adquirir conhecimento com autonomia. Assim, as escolas inovadoras são essenciais para o desenvolvimento dos alunos e para a modernização do aprendizado, além capacitar pessoas para um melhor futuro. 
        

Escolas inovadoras
Published:

Escolas inovadoras

Published: