Pedro Correia's profile

Mémoire Chocolate


Mémoire Chocolates

Projeto Acadêmico de Design Thinking e Branding orientado pelo professor Daniel Portugal.
Design Thinking and Branding academic project oriented by professor Daniel Portugal. 
Nesta primeira fase, foi elaborada uma entrevista afim de levantar dados sobre o chocolate e como ele se comunica com seus consumidores. A partir do levantamento, foram traçadas estratégias de comunicação focando em um grupo específico. Após considerável quantidade de entrevistas, se estabeleceram quatro perfis de grupos do produto: elegantes, românticos, ansiosos e habituais

*Durante este primeiro momento, o trabalho foi realizado em grupo com os alunos: Pedro Correia, Luíza Shimura, Igor Amorim, Francine Costa e Gabriel Medeiros.

O perfil escolhido foi o dos Elegantestêm gosto apurado e se preocupa com a qualidade do chocolate. Não se prendem ao preço dele e o consomem com regularidade, geralmente em pequenas porções. Importam-se também com o refinamento do chocolate e do seu redor – desde a safra de cacau colhido até a comunicação utilizada, como sua embalagem, por exemplo.

A Culinária também é associada à esse perfil, que valoriza a experiência e o que os cinco sentidos trazem ao consumirem o produto. Por participarem de uma classe social elevada, costumam fazer viagens internacionais e muitas vezes, compram o chocolate para presentear parentes ou trazer uma recordação do país visitado.
 
Além da relação entre chocolate e nacionalidades, os Elegantes têm senso crítico sobre o chocolate e seus sabores. Por conta disso, a informação detalhada sobre o produto se torna importante. A mínima diferença é percebida pelo perfil, sendo sensível à qualquer disparidade. Todo elemento para eles, traz exclusividade e delicadeza ao produto. 

A diretriz estratégica de comunicação engloba conceitos relacionados à lembranças, aos momentos vividos em uma viagem. 

De acordo com a pesquisa de perfil, foi detectado grande influência das viagens na compra do produto. Como souvenir ou para consumo próprio, o perfil têm como ponto marcante a lembrança. Muitas vezes, as pessoas não se lembram nem da marca do chocolate, mas lembram do lugar que o compraram e com quem consumiram – são momentos que marcam viagens e parte da vida de uma pessoa.

Criar um ambiente imaginário e marcar momentos, esse é o desafio do Chocolate. Os diferentes sabores e a comunicação visual bem estruturada vão auxiliar nesse objetivo.

Os rótulos, embalagens, propagandas e tantas outras peças (como packs promocionais) sempre ajudaram a marcar um produto no inconsciente dos clientes – não vai ser diferente com esse. A imagem têm grande poder na comunicação com o consumidor.
Tudo isso, têm a ver também com os diferentes sabores dos chocolates. Se em cada país, têm uma culinária específica, não é diferente com o Chocolate. Os chocolates suíços e belgas – por exemplo, foram os mais abordados nas entrevistas, mostrando a imagem de Sofisticação e Qualidade criada na cabeça dos consumidores.

Mémoire Chocolate
Published:

Owner

Mémoire Chocolate

Projeto Acadêmico de Design Thinking e Branding cujo tema era o Chocolate e sua comunicação com consumidor. Foram traçadas estratégias de comunic Read More

Published: