Zoom Visual Identity

A semana se propôs a estabelecer discussões entre profissionais, estudantes e cidadãos sobre temas relacionados à atuação do arquiteto, um profissional generalista e que atua em várias escalas. Partimos da escala do planejamento urbano, especificamente a questão da mobilidade urbana, sendo esse o tema do primeiro dia. No segundo dia tratamos da questão da paisagem urbana, que diz respeito às nossas praças, parques, calçadas e etc. No terceiro dia abordaremos a arquitetura latino-americana e a relação com a arquitetura brasileira. No dia seguinte o foco está na arquitetura brasileira em comparação com a arquitetura de Curitiba. Por fim no ultimo dia de conferencias e debates, abordaremos a questão do mobiliário, sejam bancos de praça ou a mesa de trabalho. Como se pode observar, todas essas discussões dizem respeito ao nosso cotidiano e como nos relacionamos com o espaço em nossa volta. Por isso a importância de levar essas questões além dos portões da universidade.
Paralela à semana, e parte dela, tivemos a Exposição Bienal Colombiana de Arquitetura e Cartografia de la Arquitectura Colombiana, sendo estas realizadas pelo governo Colombiano em parceria com a universidade. Inédita em Curitiba, a Bienal trás à discussão soluções arquitetônicas e urbanísticas implementadas com sucesso em cidades colombianas, cujas características socioculturais são similares as nossas tornando a comparação entre nossas realidades ainda mais pertinente. Durante a semana teremos dois convidados colombianos para ministrar conferências sobre o tema. Acreditamos que um dos primeiros passos para que haja uma melhora significante em nossa arquitetura e paisagem urbana seja o confronto com outras realidades, nesse sentido a exposição atua como importante meio de divulgação de um excelente trabalho que está sendo desenvolvido na Colômbia recentemente, onde a arquitetura e o urbanismo assumem papéis de protagonistas na transformação das cidades.
As exposições aconteceram entre os dias 21/01/2013 e 03/02/2013 no Memorial de Curitiba e entre os dias 05/02/2013 e 09/02/2013 no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.
 
LINKS:
Zoom Visual Identity
Published:

Zoom Visual Identity

Identidade visual da Semana acadêmica de Arquitetura e Urbanismo da UFPR - ZOOM

Published: