Hospital Unimed

--

A Unimed é a maior cooperativa médica do mundo e está presente em 83% do território nacional, possuindo uma fatia de 37% do mercado de planos de saúde no Brasil. Com seu crescimento estrondoso, surgiu a necessidade de padronizar sua marca, seu DNA e todas as aplicações de sua identidade visual, que passaram a transmitir principalmente os conceitos de bem-estar e qualidade de vida. Para isto, foi criado um brand center e desde então toda a comunicação da cooperativa precisa seguir as normas de uso propostas.

Nós, o Monodois Design Estratégico, fomos convidados a desenvolver um projeto desafiador - a sinalização de um Hospital da Cooperativa Unimed. Neste projeto, além de se empregar toda a experiência da equipe em Design, era preciso respeitar o Brand Center, o DNA que a empresa possui e as normas da ABNT.

O grande desafio deste projeto de sinalização foi estudar amplamente o local e evitar informações fora de contexto, que poderiam levar um paciente em estado gravíssimo para o local de atendimento errado. Por isto, foi desenvolvido um intenso trabalho, onde nossa equipe pôde ver esta grande obra tomar forma e assim estudar e entender todos os possíveis fluxos de pessoas nos ambientes internos e externos.


--
 
"...em hotelaria são os acessos, as áreas de alimentação e serviços.
Em shopping centers e edifícios comerciais, o ponto-chave é a área de estacionamento (...). Em hospitais, tudo é complicado."
 
 
Identificação
Após entender completamente o funcionamento do Hospital, fizemos a identificação e mapeamento das áreas, sugerindo uma diferenciação dos ambientes por cores.
Fluxos
Inicialmente, nossa equipe tinha a informação de 3 tipos de usuários do Hospital, mas estudando mais a fundo percebemos que o número de fluxos era ainda maior, por isto listamos os principais e analisamos como a sinalização devia auxiliar cada um deles.


Elaboração de Layouts
Prototipação
Uma etapa muito importante e valorizada por nossa equipe é a fase da prototipação, que é feita desde a etapa dos roughs, até a etapa de layout e é onde testamos a aplicabilidade do que estamos projetando. Os protótipos vão desde manuais, até protótipos em 3D.


Resultados
Fotografia: Rodolfo Paes

Hospital Unimed
Published:

Hospital Unimed

Desenvolvimento de projeto de sinalização para Hospital da Unimed, localizado em Itumbiara, Goiás, Brasil.

Published: