Juliana França's profile

Projeto em grupo - Tecnologia Assistiva

Projeto 4 - Tecnologia Assistiva            Grupo: Cecília Dourado, Luan Gonçalves, Robert Julio, Juliana França

"Tecnologia assistiva refere-se a qualquer item, peça de equipamento ou sistema de produto adquirido comercialmente modificado ou personalizado que seja usado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais de pessoas com deficiência"

Neste projeto, o grupo conseguiu o contato da instituição ABRAE, em São Gonçalo. Lá, eles atendem idosos a crianças, tanto para tratamento quanto para exames. Conhecemos Paulo, o administrador da instituição, que nos mostrou todos os setores, e decidimos trabalhar na área de estimulação precoce. Nessa área, atuam 3 profissionais (fisioterapeuta, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional) com crianças de 0 a 4 anos com as mais diversas deficiências. 

Acompanhamos as consultas por 2 semanas, e fizemos as observações necessárias para identificar os problemas e necessidades do setor. Notamos muitos problemas de espaço, organização, e dificuldade das profissionais de trocar a atividade com as crianças. 
Com isso em mente, seguimos o caminho da multifuncionalidade. Reunimos o máximo de estímulos em um produto só, que facilitaria as consultas e atividades, e seria atrativo para crianças. O grupo gerou alternativas, e essa foi a escolhida.
Todas as partes do projeto foram confeccionadas por nós, do grupo. 
Produto pronto: Cada personagem no tapete interativo é removível, e tem um guizo dentro para estimular a audição, tato e visão. Do outro lado, temos a atividade do patinho, e do tênis, que estimulam o movimento de pinça e a coordenação motora fina. Os canos de cores diferentes são um exercício de lógica e coordenação, pois a criança é incentivada a colocar bolinhas com textura e cor semelhante, que preparamos, dentro do cano certo. O tapete é removido, e revela outra atividade que remete a rotina de se vestir, que auxilia na terapia ocupacional, e trabalha a coordenação motora fina. 
Detalhes do projeto: Prezamos pela ergonomia e pela segurança, nos preocupando com a pega dos objetos, com cantos, e parafusos. Tudo foi coberto com tecido macio, fizemos uma trava e colocamos "pés" de EVA para evitar que a tábua abra demais ou escorregue.
Validação: Testamos o produto com as crianças e com as profissionais e obtivemos um feedback muito positivo. 
Foi o projeto onde tivemos mais dificuldades, porém foi o mais satisfatório. Conseguir ajudar o trabalho dessas profissionais e o dia a dia dessas crianças foi incrível. Na apresentação, nosso professor, Giuseppe Amado, nos parabenizou por não desistirmos, e fomos cumprimentados pela diretora da instituição que fez parte da banca de notas. 
No fim, uma das participantes da banca, mestranda na área de tecnologia assistiva, escreveu sobre nosso projeto em seu blog (https://vendocomoutrosolhos.wordpress.com/2017/07/13/desenho-industrial-e-tecnologias-assistivas/). 
Projeto em grupo - Tecnologia Assistiva
Published:

Projeto em grupo - Tecnologia Assistiva

Published: