Fabiana Droppa's profile

Criação de marca para projeto ambiental Opará

O rio Opará (Rio-mar para os povos indígenas), conhecido como rio São Francisco, é fonte de alimento e renda para os povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores tradicionais. Essa informação principal norteou a criação da marca e resultou em um conceito baseado no primitivismo. As características regionais foram ressaltadas, dando ênfase à pintura do corpo da cultura indígena.

Fonte
A classificação da fonte é “outros estilos", denominada Fantasia. Trata-se de uma boa escolha para nomes curtos, cujo objetivo é causar grande impacto visual. Outro ponto de atenção são as linhas curvas, que provocam a ideia de uma marca mais fluida e orgânica, com destaque para o círculo, que confere às fontes características naturais e flexíveis.
Desse modo, os círculos presentes na marca fazem alusão a um objeto jogado na água, formando repetidas ondas circulares, assim como o que se vê na letra O.
O impacto do objeto ao cair na água faz com que surjam ondas em todas as direções, tendo como fator determinante o ponto de partida, que é único, mas que acaba por resultar em diferentes círculos.


Cor
A escolha da cor escura, sendo preto e tom de preto, está associada à pigmentação utilizada nos corpos indígenas, que são, em sua maioria, nas cores vermelho ou azul-escuro, que fica quase negro após algumas horas de aplicação no corpo. Além disso, a escolha do preto, assim como denota um certo ar de mistério, próprio de tudo que primitivo, faz alusão ao conhecido poder que as águas do Rio São Francisco possuem.



Criação de marca para projeto ambiental Opará
Published:

Criação de marca para projeto ambiental Opará

Published: