Wagner Ferrer's profile

Todos na Luta - Vidigal

A História do Instituto Todos na Luta se confunde com a do professor de boxe Raff Giglio que em 1989 fundou a Escola de Boxe Raff Giglio no Alto Leblon. Quatro anos depois ele se instala em definitivo no Vidigal e passa a oferecer bolsas a alguns jovens em situação de vulnerabilidade social desta comunidade, iniciativa que viria a se constituir no embrião de um projeto social que, apenas mais recentemente, se consolidou com a sua institucionalização como uma organização não governamental.

Com o recrudescimento da violência no Vidigal a partir da segunda metade dos anos 90, o professor Raff resolveu franquear gratuitamente as portas da academia somente para as crianças e adolescentes do Vidigal e adjacências proporcionando uma alternativa de proteção e amparo a este público através do boxe. O Raff, através do esporte, passou a trabalhar valores de respeito, humanidade, solidariedade, concentração e responsabilidade, beneficiando uma quantidade significativa de crianças e adolescentes. Foi assim que tudo realmente começou. 

A escola se desenvolveu por alguns anos de maneira independente, quando em 2007 a empresa Oscar Iskin abraçou a causa e viabilizou, dois anos depois, a criação da ONG Instituto Todos na Luta que tem por missão a promoção da inclusão social de crianças e adolescentes através de projetos educacionais, esportivos e culturais. Desta forma, ampliou-se a oportunidade da prática de educação pelo esporte para as crianças da comunidade, a descoberta de novos e promissores talentos e uma preparação adequada para competir em torneios que servem como estímulo para os próprios alunos e os demais jovens da comunidade. Além disso, o compartilhamento da formação integral das crianças e jovens entre família, escola e parcerias públicas e privadas assegura a intencionalidade educativa do Instituto.

Esse financiamento contribuiu para o salto em quantidade e qualidade do projeto que hoje atende a 100 alunos (as) distribuídos em sete turmas. O Instituto todos na Luta atende as Comunidades do Vidigal, Chácara do Céu e Rocinha, através do ‘Projeto Todos na Luta – 2012’, e está dividido em dois segmentos: educação através do esporte visando à inserção do jovem na prática esportiva e a contribuir para o seu desenvolvimento integral através de atividades lúdico-pedagógicas; e Equipe de Alto Rendimento onde é oferecida aos alunos uma preparação adequada para a prática do boxe olímpico de competição. Em ambos os segmentos os participantes recebem lanches diários, cestas básicas mensais, bolsa auxilio, além de acompanhamento por assistente social, pedagoga, apoio psicológico, preparador físico, fisioterapeuta e a equipe cultural.

Na vertente de alto rendimento, o Instituto Todos na Luta apresenta os seguintes resultados: participação de atletas em 14 competições nacionais com a obtenção de 36 medalhas, sendo 12 de Ouro, 8 de Prata e 16 de Bronze; em 2011 dois atletas formados pelo Instituto foram convocados para integrar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico Permanente, e hoje disputam em nível internacional representando nosso país; o Projeto Todos na Luta hoje tem uma fila de espera, por vagas, de 180 crianças e jovens.

Estamos certos de que, desta forma, contribuímos para a formação de um cidadão integral e integrado à sociedade em que vive.​​​​​​​
Todos na Luta - Vidigal
Published:

Owner

Todos na Luta - Vidigal

Logo + Identidade Visual + Site

Published: