Gonçalo Tavares's profile

Oathbreaker c/ WIFE @ Cave 45, 27/11/16

  WIFE, o projeto a solo de James Kelly (Altar of Plagues) e a primeira metade desta proposta da Amplificasom, guia-se em parte pela ausência de forma, pela ambiguidade dos corpos. É uma eletrónica onde gravita uma textura densa mas que, ao contrário da arquitetura sonora de um Ben Frost ou de um Tim Hecker, conjuga a implosão com a ausência, com o silêncio. Não se edifica, mas rasteja numa ruína.

 Na sua música há espaço para gravações amadoras, sons ambiente e processamento. Kelly explora essas atmosferas e segue-as de artilharia industrial, arrematando tarolas e kicks. Esta sequência criava uma imersão poderosa, refletida no público. A Cave 45, quase esgotada, estava cheia de pessoas absortas durante o set, alienadas da realidade.

 Muita gente que viu o seu celebrado concerto no Amplifest 2015, voltou para uma segunda dose. Já há um modo de celebração em torno de WIFE. Percebe-se porquê: o projeto de James Kelly é inesperado e ao vivo é um sucesso.

 Quando os Oathbreaker subiram ao palco, a sala ficou ainda mais comprimida, com as filas da frente ansiosas para verem a banda. O gig abre com “10:56”, um momento sem instrumental. Com o cabelo a tapar totalmente a cara de Caro Tanghe (vocalista), a voz parecia libertar-se de um ser estranho, de traços não vivos. Tal como no último albúm, Rheia, a atenção centrou-se nela. As suas letras – um dos pontos fortes do registo – não são claras ao vivo, mas em contrapartida a sua presença confere espectacularidade à performance.

 As canções tornam-se mais pesadas no concerto, o que favoreceu algumas e prejudicou outras. O som embruteceu as guitarras brilhantes de “Being Able to Feel Nothing”, mas também bruniu o riff final de “Needles In Your Skin” e o outro instrumental de “Immortals”.

 Na última música, depois dos agradecimentos, o público finalmente irrompe num headbang geral: chegara “Glimpse Of The Unseen”. Até então, tomava uma postura geralmente introspetiva. Dir-se-ia que encontravam, nesta música, algo que merecia o seu maior cuidado e atenção. Este facto pode muito bem ilustrar o interesse dos Oathbreaker, uma banda de hardcore e blackgaze que consegue captar a atenção delicada dos ouvintes.

 A Amplificasom sabia o valor desta dupla quando a agenciou. O combo foi muito eficaz. Quando acabou o concerto, o público, bem eclético, estava claramente satisfeito.
Oathbreaker c/ WIFE @ Cave 45, 27/11/16
Published:

Oathbreaker c/ WIFE @ Cave 45, 27/11/16

Reportagem para a publicação online wav magazine sobre os concertos de Oathbreaker e WIFE, na Cave 45, @ 27/11/16 Imagens Oficiais e Fotografia d Read More

Published: