Malu Boscariol's profile

Editora Akron - Low-poly Portraits

Desde fevereiro de 2016 trabalhei com a Editora Akron em uma série de 33 retratos em low-poly que serviram como abertura de capítulo para as matérias das apostilas de cursinho, cada personalidade representava sua própria matéria e era acompanhada por uma pequena biografia. Aprendi bastante ao longo dos meses e escolhi meus seis retratos preferidos para publicar. Espero que gostem~
Biologia: Elizabeth Blackburn (1948 - )
O Prêmio Nobel de medicina de 2009 foi dividido em três pesquisadores e o nome de Elizabeth Blackburn está entre os premiados pela conquista. A descoberta da telomerase em 1984, uma enzima fundamental no processo de renovação celular, foi o seu principal feito na biologia molecular. Os estudos foram realizados nos Estados Unidos e, apesar de ter nascido na Austrália, Elizabeth naturalizou-se norte-americana e leciona na Universidade da Califórnia desde 1990.
Filosofia: Olgária Matos (1948 - )
Nascida no Chile, formou-se em filosofia no Brasil na década de 70 e assumiu uma cadeira como professora titular na USP após a conclusão de seu doutorado. Olgária Matos também é professora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), desde 2007. Especializou seus estudos sobre a Escola de Frankfurt e ajudou a divulgar e reinterpretar os trabalhos de Theodor Adorno e Walter Benjamin no Brasil. A tese de doutorado “Os arcanos do inteiramente outro”, publicada em 1990, recebeu o prêmio Jabuti, um dos mais importantes do mercado editorial brasileiro, na mesma data.
Geografia: Aziz Ab’Saber (1924 - 2012)
Um dos maiores nomes da produção científica geográfica brasileira nasceu no interior paulista, filho de um mascate libanês e de uma trabalhadora rural. Quando entrou na USP para cursar Geografia e História, Aziz Ab’ Saber trabalhava para conseguir pagar seus estudos. Atuou por vários anos como professor da educação básica, mas construiu sua carreira acadêmica na PUC de São Paulo e na USP onde se aposentou. A produção intelectual de Ab’Saber é vasta, passando pela antropologia, arqueologia, geografia e geologia. Recebeu diversos prêmios no Brasil e no exterior e atuou pela defesa do meio-ambiente, sendo crítico de diversas medidas governamentais adotadas durante seus últimos anos de vida.
Gramática e Interpretação: Ingedore Koch (1933 - )
As obras de Ingedore Koch são indicações básicas de quase toda graduação em letras e linguística no Brasil. Nascida na Alemanha, sua família saiu do país durante a Segunda Guerra Mundial e atualmente ela é professora da UNICAMP, especialista em linguística textual. Ingedore é ativa defensora do ensino de Língua Portuguesa nas escolas brasileiras a partir da interpretação e produção de textos, e não através da gramática clássica. Sua principal preocupação como educadora é que a língua materna seja adquirida como um meio de expressão da cidadania e das diversas interações sociais.
História: John Manuel Monteiro (1956 - 2013)
John Monteiro era professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP quando sua vida foi interrompida por um acidente automobilístico. Durante as décadas de 1980 e 1990, os estudos sobre os povos indígenas foram profundamente transformados por suas pesquisas históricas e antropológicas. As publicações de seus trabalhos foram realizadas em diversos países, como França e Estados Unidos, onde John Monteiro também lecionou. Além da produção e pesquisas acadêmicas, ele militou junto a comunidades e órgãos indígenas pela garantia de seus direitos e divulgação de sua história.​​​​​​​
Sociologia: Ecléa Bosi (1937 - )    
Poucos pesquisadores no país se debruçaram sobre a memória de mulheres operárias, idosos e trabalhadores de baixa renda como a pesquisadora Ecléa Bosi faz desde a década de 1970. Psicóloga formada pela USP, seu trabalho destacou-se na área de psicologia social e reuniu coletâneas de memórias de grupos normalmente menosprezados pelo crescimento das metrópoles. Ecléa militou ativamente na defesa do meio ambiente, atuando na fundação de parques ecológicos, áreas de proteção ambiental e também na criação da Universidade Aberta à Terceira Idade, que funciona na USP, no campus da Capital.
Obrigada!
Editora Akron - Low-poly Portraits
Published:

Editora Akron - Low-poly Portraits

Série de retratos low-poly usados como abertura de capítulos em apostilas de cursinho pela Editora Akron.

Published: