Rita Rodrigues's profile

O Livro, uma máquina de fazer pensar!

Projecto realizado no âmbito da disciplina de Grafismos e Merchandising, no curso de Design de Comunicação. Este projecto tinha como objectivo a criação de novos formatos de livros, inspirando-nos em alguns textos apresentados na proposta. O texto que escolhi para a realização do meu trabalho foi o que apresento abaixo.
 
Abrir um livro é correr o risco de encontrar o infinito. Ter ao alcance da mão, os limites da pagina, o sem-limites. E de que outro modo poderiamos nós encontrar o infinito senão no finito? Mensurável, palpável, visível. Nesse espaço aberto e branco da página, nas suas dobras, pode surgir o sem princípio, nem fim, nem centro: o livro infinito. Liberdade de leitura que é também desorientação: perdem-se as certeza e referencias habituais; os caminhos e os sentidos bifurcam-se; a noite cerca-nos. Uma especie de cegueira: o livro abre uma obscuridade essencial a dos novos começos.
O meu objectivo foi criar um livro em que o título não estivesse na capa, mas sim na lombada e onde, ao abrir, o texto acima descrito, se encontrasse baralhado e cada uma das palavras que o constituem estivessem rodeadas por picotado de forma a poderem ser destacadas e formar um novo sentido, um novo texto ou frase, conforme o que o leitor desejasse. 
Editorial Rita Rodrigues
Design Rita Rodrigues
Encadernação Cosido Manual
Disciplina Grafismos e Merchandising
Local ESAD
Data 2014
O Livro, uma máquina de fazer pensar!
Published:

O Livro, uma máquina de fazer pensar!

O Livro, Uma Máquina De Fazer Pensar Projecto com o objectivo de criar novos formatos de livros.

Published: