Fábio Palomo (feraji)'s profile

Real Portuguesa - Rebrand



Real Sociedade Portuguesa de Desportos
Proposta de Renovação Visual

Associação Portuguesa de Desportos, é um clube poliesportivo brasileiro com sede em São Paulo, no bairro do Canindé, e tem o futebol como principal atividade. 

Foi fundada em 14 de agosto de 1920 por membros da comunidade portuguesa radicados na capital paulista e suas cores são o vermelho e o verde, em alusão à bandeira nacional de Portugal.

Com a evolução dos negócios no meio esportivo e clubes "SAF" se tornando mais comuns, em 2024 foi aberta uma real possibilidade da "Lusa" aderir ao modelo, se tornando assim a Real Sociedade Portuguesa de Desportos.

O projeto visa modernizar a identidade visual do clube,  respeitando a história e o legado construído durante seus mais de 100 anos de existência, além de mirar em um futuro vencedor


Cliente: Associação Portuguesa de Desportos
Designer: Fábio "Feraji" Palomo
Estúdio: Feraji Studio





Moodboard

Buscamos montar um moodboard que representasse as raízes da equipe, para extrair referencias dentro de sua própria história e garantir que a essência do clube influencie todo o projeto.

Esse quadro de inspirações engloba as clássicas camisas do rubro-verde, sua apaixonada torcida, as  glórias, a resiliência  para voltar de grandes adversidades e a luta contra o racismo.




Escudo

Alterar um escudo tão consagrado é uma tarefa difícil, porém, com a possibilidade do clube se renovar e se tornar a Real Sociedade Portuguesa de Desportos, surgiu a necessidade de um escudo moderno e que carregue essa realeza consigo, e é aí que nossa proposta entra.

O formato do escudo se inspira na silhueta do primeiro escudo da Lusa e no escudo do Brasão de Armas de Portugal, passando a sensação de uma base forte para o brasão.

A cruz da Ordem de Avis teve seu visual modernizado, inspirado principalmente pela cruz do escudo de 1985.

A coroa é uma estilização da coroa portuguesa e é a adição da realeza pra essa composição de escudo.




Uniformes

A camisa titular da Portuguesa é uma das mais clássicas do futebol brasileiro, suas listras verdes e vermelhas são reconhecidas por qualquer um, e foi pensando nisso que nossa proposta apresenta uma camisa clássica e imponente, trazendo listras mais largas como as que Dener usou em 1993, listras essas que continuam até as mangas.

Para a camisa reserva optamos pelo modelo branco, pois além de contrastar com a camisa titular e o terceiro modelo, a cor branca representa a paz tão desejada pelo torcedor e a "volta aos trilhos". Assim como na camisa rubro-verde, as faixas se fazem presentes, dessa vez em marca d'água, sendo delimitadas por riscos vermelhos e verdes que se desfazem na lateral da camisa.

O terceiro uniforme vem em um tom preto com a aplicação do escudo em vermelho e preto, representando a luta contra o racismo, assunto em que a Lusa sempre esteve incluída.
No início do futebol no país, pessoas pretas eram proibidas de jogar e, em alguns casos, até mesmo de frequentar estádios, e a Portuguesa foi na contramão disso sendo um dos primeiros times a contar com jogadores pretos em seu elenco.






Com o fim desse projeto profissional, vale ressaltar que se trata de um trabalho de estudo e não oficial, visando demonstrar um projeto de atualização de marca para times de futebol.

O objetivo desse estudo é atualizar uma marca forte e consolidada de forma profissional, gerando assim um grande desafio.

Esperamos ter aplicado essas mudanças de forma positiva e que a torcida e clube vejam com bons olhos uma repaginada na identidade do clube, mesmo que não seja com a Real Sociedade Portuguesa de Desportos.

Obrigado pela atenção!


Real Portuguesa - Rebrand
Published:

Owner

Real Portuguesa - Rebrand

Published: