Errante é uma viagem que registra o mundo exterior para nos revelar algo interior.
Uma revelação analógica de fotografias em preto e branco.

Apreciar uma fotografia, impressa, em mãos, é como sentir o cheiro de livro novo ou ouvir um disco de vinil. É reviver o momento e viajar no tempo.
Um tempo que se dava em outro tempo. Sem a pressa das máquinas digitais, à um clique de revelarem, editarem, apagarem ou até criarem imagens artificiais.

O artificial não compreende o mundo real, tão palpável como os negativos e copiões esquecidos do fotógrafo. Momentos provisórios, errantemente registrados e que, errando pelo tempo, ressurgem no presente.

Mas não errantes por descuido ou por erro.
O Errôneo chega ao destino errado. O Errante não tem destino certo.
O efêmero, o transitório, o inesperado, o desconhecido. Nada disso se encontra em um mapa.

Navegar é preciso, viver não é preciso.
É preciso fugir do certo para encontrar o incerto.
É preciso errar para ser humano.
É preciso ser errante para descobrir o que é ser.​​​​​​​




SOBRE

O ensaio ERRANTE reúne imagens captadas por Fernando Angulo durante viagens feitas pelo interior do Brasil, na década de 1990. O material foi editado, 30 anos depois, em um livro com tiragem de 250 exemplares, numerados e assinados, dentro da coleção Olhavê {Projeto}, que contempla autores brasileiros com trabalhos inéditos, narrativas concisas e ênfase na potência poética.




ER.RAN.TE

[Do Latim errans+ntis] • Adj. • eˈʀɐ̃t(ə)

1. Uma procura pelo registro de imagens efêmeras, perseguindo o desenho de linhas tênues que separam o mundo interior do exterior. Um olhar para dentro e para fora, para a intimidade e para o horizonte. Mundos paralelos e provisórios. Instantes de sobrevivência.

2. Descoberta dos limites traçados pela natureza, da resistência dos fragmentos cotidianos, da fragilidade da vida na terra. Céu e chão, aprisionamento e liberdade, micro e macro, causa e efeito.

3. Diagonais que traçam perspectivas vulneráveis. Um desenho volátil de caminhos ramificados. Uma forma sutil de apontar em direções possíveis e ao mesmo tempo opostas e antagônicas.

4. Imersão em um universo introspectivo e atemporal de defesa e contemplação. Incorporação do acaso como expressão e linguagem. Observação e registro de sinais de vulnerabilidade presentes no cotidiano.




"Errante mostra o sentido da discussão da fotografia por ela mesma, como elemento gráfico, de registro de um tempo sem uma problematização exagerada de seu conteúdo.
No entanto, o conjunto não deixa de cutucar o espectador. A impressão é que estamos em uma espécie de estética da "nouvelle vague" brasileira. Busca o delicado equilíbrio dos aspectos transitórios, os quais representam a dualidade da vida, imerso em universo introspectivo e atemporal, a registrar sinais e marcas presentes no cotidiano."

Juan Esteves





FICHA TÉCNICA
Fotografias | Fernando Angulo
Edição | Georgia Quintas e Alexandre Belém | Editora Olhavê
Projeto gráfico | Fernando Sciarra
Tratamento de imagens | Estúdio 321
Impressão | Ipsis
Tiragem | 250 exemplares | numerados e assinados
ISBN | 978-85-93223-13-6


PARA COMPRar o fotolivro
Envie um e-mail com seu CEP para angulodesign@gmail.com
Consulte o valor do frete. Despachamos para todo o Brasil.


Saiba mais em www.angulodesign.com


Errante
Published:

Owner

Errante

O ensaio ERRANTE reúne imagens captadas por Fernando Angulo durante viagens na década de 1990. O material foi editado, 30 anos depois, em um livr Read More

Published: