Alicia Uyesaka's profile

Conteúdos (SEO) - Agência Publicitária

Os primeiros cuidados com seu gato castrado!
A gente sabe bem que quando temos um bichinho que irá ser castrado em breve ou até que já está no período pós-operatório - ainda mais sendo um felino - o nosso coração aperta de preocupação. Pensamos apenas no que podemos fazer para ajudar nesse processo e ver nosso gatinho feliz e com boa saúde. 

Para os pais de primeira viagem no quesito de castração, esse é um conteúdo que irá acalmar todas as suas preocupações e dúvidas. Além de falarmos sobre a castração em si, também trataremos assuntos essenciais - como os primeiros cuidados, proteção dos pontos, ração para gatos castrados, ambiente confortável e muito mais. 
Falando um pouco sobre a castração!
Castrar um bicho de estimação é um cuidado para a saúde do animal e também um ato de amor, ainda mais se tratando de felinos - que possuem uma alta taxa de abandono por conta de crias indesejadas por seus donos.

Além disso, ela reduz a incidência de diversas doenças - como infecções urinárias, câncer de mama, FIV e entre outros - e complicações do período do cio.  

A castração de gatos é um procedimento simples e rápido, que pode durar cerca de 10 minutos para os machos. Já com as fêmeas a operação pode ser um pouquinho mais demorada por conta da complexidade.

Após a castração vem o período mais importante e fundamental para que o procedimento seja um sucesso: o pós-operatório - que requer cuidados especiais para seu gatinho!

Os primeiros cuidados após uma castração!

Logo após uma cirurgia de castração, podemos notar os felinos mais quietos, sonolentos - por conta da anestesia - e até um pouco irritadiços, por conta da dor do procedimento.

O que chamamos de pós-operatório é um período que pode levar cerca de 7 a 10 dias, que seu animalzinho precisa de atenção e cuidados especiais redobrados. Para uma melhor recuperação - e estabilidade de vida após a castração - separamos dicas imperdíveis:

Crie um ambiente confortável

É indispensável um ambiente calmo, agradável, mais escuro e isolado para que seu gato descanse de maneira apropriada - já que é comum eles ficarem irritados com algumas interações e até mesmo com luzes.

Além disso, é importante manter crianças e outros animais afastados do felino castrado - isso evita conflitos por conta do estresse e o risco de remover ou romper os pontos!

Tenha cuidado com os pontos

Fique atento se o seu gato irá arrancar os pontos antes da hora, pois é muito importante que eles permaneçam até a data indicada pelo veterinário - para que a cicatrização seja feita corretamente.

Para isso, é recomendado usar roupas cirúrgicas - que protegem completamente a região onde estão os pontos. É interessante, caso seu gatinho seja fêmea, ter a atenção redobrada, já que a incisão da castração é maior. Para os machos, o colar elizabetano (aquele famoso cone ao redor do pescoço) pode ser uma melhor opção.

Para o cuidados dos pontos, preste atenção ao comprar a roupa cirúrgica - observe o tamanho e o peso do seu gato, para que ele não fique desconfortável ou acabe se machucando.

Hora da alimentação

Um dos pontos mais importantes no pós-operatório da castração - e até para animais castrados no geral - é a alimentação adequada. 

Logo após a cirurgia, não esqueça de deixar a ração e a água perto do seu gatinho - para que ele não se esforce para ir até o local de costume. Além disso, pode ser que ele se sinta enjoado - servir pouca ração para evitar vômito é ideal.

E para que seu gato tenha qualidade de vida - já que eles têm a tendência de ficar mais tranquilos e sedentários após a cirurgia - uma ração para gatos castrados não pode faltar!

Fique atento com os medicamentos

Para que dê tudo certinho no pós-operatório do seu gato, outra etapa importante é seguir adequadamente as recomendações do veterinário - ou seja, dê apenas ao seu bichinho o que foi receitado.

Além disso, por se tratar de uma cirurgia, é indispensável que você respeite os prazos e horários indicados - para que seu animal não tenha dor ou possíveis infecções!

Sem atividades, apenas repouso

Para que seu gatinho tenha uma boa cicatrização, é recomendado evitar passeios, contato físico e brincadeiras por ao menos duas semanas no pós-cirúrgico.

Qualquer contato brusco pode gerar inflamações ou até estourar algum ponto. Passeios pela rua podem trazer bactérias, o que aumenta as chances de alguma infecção.

Sendo assim, evite pegar seu gatinho no colo, passear com ele, fazer atividades físicas e até mesmo acariciar a região abdominal. 

A ração para gatos castrados faz mesmo alguma diferença?

A resposta é: SIM! Uma ração para gatos castrados faz total diferença na vida do seu bichinho e traz diversas vantagens.

Como dito anteriormente, o gato fica mais calmo, tranquilo e sedentário após a castração - fazendo com que ele ganhe peso mais rapidamente. Por conta disso, seguir uma dieta com ração específica faz com que ele mantenha o peso ideal, além de trazer outros tipos de benefícios para a saúde.

Por exemplo, uma ração para gatos castrados têm um menor teor calórico e muito menos gordura. Também tem mais proteínas animais de boa digestibilidade - que deixa seu gatinho mais forte e enérgico.

E não podemos deixar de citar os grandes teores de fibras, que ajudam a regular o intestino para receber mais proteínas - evitando a tão comum constipação em gatos. Vale ressaltar que as fibras também ajudam a diminuir as bolas de pelo. Então #FicaAMeowDica

Gostou das nossas dicas? Se sente mais relaxado para cuidar do seu felino castrado? Cuide da saúde do seu bichinho, mesmo após o pós-operatório e proporcione tudo do bom e do melhor para ele!

Se gostou do texto, compartilhe com outros pais de gatos castrados de primeira viagem 🐱

Total de Palavras: 948
A castração do seu gatinho é necessária?
Se você acaba de se tornar dono do seu primeiro gatinho, certamente diversas dúvidas sobre o cuidado dele estão pairando sobre você agora. Uma delas, provavelmente, é sobre a castração do felino. Embora seja um assunto bastante delicado, preparamos algumas dicas que talvez possam te ajudar a desmistificar essa questão e garantir o bem estar do seu mais novo amigo.

Nesse artigo, falaremos mais sobre a castração, cuidados pós-cirurgia, prevenção de doenças, ração para gatos castrados, entre muitas outras dicas para ajudar nesse momento tão especial na sua vida: se tornar pai/mãe de pet!
Castrar o meu bichinho é realmente necessário?

Sim, e muito! Castrar seu animal é um ato de amor e de muito cuidado, sendo necessário para uma melhor qualidade de vida e prevenção de muitas enfermidades!

Quando o assunto é castração, sabemos que muitos donos acabam se apegando ao medo de que seus bichinhos serão machucados, e talvez não se lembrem dos benefícios que esse processo traz para seus bichinhos. Afinal, trata-se de uma cirurgia simples e prática que, quando realizada por um profissional veterinário competente, dificilmente resulta em consequências negativas permanentes para os bichanos.

E o pós-operatório da castração, é difícil?

Deve-se lembrar também que os cuidados pós-cirurgia dos gatinhos são de extrema importância, pois apesar da castração ser um processo rápido - que pode durar cerca de 15 minutos para os machos e um pouco mais para as fêmeas, devida a complexidade - estamos falando de um procedimento que envolve uso de medicamentos, anestésicos, pontos e cicatrização.

Entretanto, esse período pós-operatório nos bichinhos costuma ser simples e fácil - se feitos corretamente. Algumas medidas podem auxiliar na recuperação, como por exemplo o uso de colares elizabetanos ou até mesmo roupas cirúrgicas até que os pontos possam ser removidos. Desse modo, os gatos não sofrerão o risco de morder e arrancá-los antes do tempo recomendado.

Afinal, quais os reais benefícios da castração?

São diversos! Dentre os inúmeros benefícios trazidos pela castração, lista-se a prevenção de muitas doenças  graves. 

Como a remoção dos órgãos reprodutivos resulta no regulamento dos hormônios animais, acabam por ser evitadas doenças como:

Infecção urinária;
Câncer de mama;
Hiperplasia mamária benigna;
Redução da contaminação por FIV (HIV felino);
Esporotricose; entre outras.

Você sabia que até mesmo a expectativa de vida dos gatinhos castrados chega a dobrar em comparação aos não castrados?

Esses dados foram divulgados pelas pesquisas da Banfield Pet Hospital (State of Pet Health) em 2013, que avaliou que fêmeas castradas tendem a viver cerca de 13 anos, enquanto que as que não passaram por essa cirurgia, chegam somente aos 9. Para os machos, os números vão de 11 anos para os castrados, enquanto apenas 7 para os não operados.

Não podemos deixar de lembrar também das mudanças de comportamentos dos pets ao passarem pela castração. 
Como a remoção dos órgãos reprodutores reduz a produção dos hormônios (testosterona e estrógeno), a chamada "agitação sexual” dos gatos é diminuída drasticamente. Com isso, nos machos, é notável uma redução das brigas e disputas de território, além da redução de odor na urina. Já nas fêmeas, é perceptível que a natureza delas fica mais calma e dócil, uma vez que não terão mais de passar pelo período do cio.

Além dos diversos benefícios trazidos à saúde dos animais, também deve-se lembrar do controle populacional de gatos errantes. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que no Brasil, atualmente, devemos ter cerca de 10 milhões de gatos abandonados pelas ruas. Essa diminuição do crescimento da população felina abandonada também reduz a transmissão de doenças entre os animais, sem contar o risco de doenças que possam ser transmitidas dos bichinhos para os seres humanos, as chamadas zoonoses.

Okay, e quando eu devo castrar o meu gatinho?

A recomendação de alguns profissionais veterinários é de que a castração seja realizada antes do primeiro cio, entretanto, há também a indicação de que o procedimento seja realizado entre 6 e 8 meses de idade, ou seja, logo após o primeiro cio. Isso porque, após essa idade, as fêmeas já atingiram a chamada maturidade sexual e seus corpos já tiveram o primeiro contato hormonal.

Como não há um gabarito para tal, costuma-se dizer que o melhor período para castração depende do estilo de vida do seu pet e também da opinião do médico veterinário que o acompanha, por isso é de extrema importância que as consultas sejam frequentes.
Conteúdos (SEO) - Agência Publicitária
Published:

Owner

Conteúdos (SEO) - Agência Publicitária

Published:

Creative Fields