Tais Oliveira's profile

"Looks da Copa" - As cores do país

“LOOKS DA COPA” - AS CORES DO PAÍS
 
Onde está escrito que em dia de jogo do Brasil temos que sair com uma peça de roupa da cor da bandeira do país? Perdi essa parte da cartilha da Copa?
 
Em dias de jogo, é incrível olhar as ruas, os transportes públicos. As camisas da seleção são o modelito mais usado. Quem  não tem a camisa, usa pelo menos uma peça de roupa com a cor do Brasil.
 
Descendo na estação Anhangabaú do metrô de São Paulo, é possível avistar um mar “verde e amarelo”. Ultrapassando a catraca, nos deparamos com a “Fan Fest” fincada sobre o que outrora foi cemitério de nossos povos originários. Padrão Fifa de qualidade! 
 
A Copa do Mundo é sem dúvida uma grande festa. Em país de reis de camarotes, não muito habituados com a transparência,  honestidade em obras públicas, tudo vira um oba-oba. A população só é convidada (e permitida!) a participar por 90 minutos. Os outros tantos são aproveitados por quem detém o “caixinha da festa”.
 
Seria utópico pensar em um mar verde e amarelo inundando, com essa mesma vivacidade e euforia, nossas casas do legislativo e executivo, reivindicando não apenas um dia de feriado, mas um país mais igualitário – no qual reinasse o respeito ao próximo, seja ele a cor, classe social que for.
 
Mas o assunto aqui é os “Looks da Copa”. Em época de mundial, o verde e amarelo se tornam sinônimo de patriotismo. Quem não está com uma peça de roupa na cor “aclamada”, é automaticamente taxado como anti-patriota. “Não torce pelo seu país, é do contra”, dizem os mais fervorosos.
 
Quer dizer que para provar minha brasilidade e meu orgulho por essa esplêndida nação, tenho que tirar do armário (ou compactuar do consumo de última hora) o verde e amarelo?
 
Mas e se eu não quiser? Se isso não fizer sentido para mim? Qual a página do manual de boas maneiras da FIFA que fala como deve proceder os que dizem não, ou simplesmente não querem participar disso tudo? Deve ter sido arrancada pelo Blater.
 
Uma coisa me surpreendeu ainda mais: estava descendo a rua Augusta com um amigo brasileiro, e ele estava vestindo uma blusa de agasalho da França, por sinal muito bonita! Andávamos, reparando naquela festa toda: pessoas felizes, eufóricas (o Brasil ganhou por 3x1 de Camarões). Eis que de repente um rapaz começa a gritar “vai gringo, chupa França, sai fora, aqui é Brasil”. Olhamos um para a cara do outro sem entender o que foi aquilo. Passos à frente, mais uma abordagem do mesmo tipo. Dessa vez meu amigo gritou de volta “que gringo o que! Sou brasileiro, mas não no padrão FIFA”. O rapaz não respondeu nada, ouviu, se calou e andou.
Fiquei matutando: então usar as cores do país em dia de jogo é mais que um sinal do seu nível de patriotismo, é uma obrigação cívica.
 
Mas quais são as cores de nosso país? São de fato o verde, amarelo, azul e branco presentes na bandeira, ou seriam o amarelo, azul, verde e vermelho das notas de cinquenta, cem, um e dez reais?
 
"Looks da Copa" - As cores do país
Published:

"Looks da Copa" - As cores do país

Crônica sobre a Copa do Mundo de 2014. Um questionamento sobre as reais cores do país.

Published:

Creative Fields