Viviane Aguiar's profile

A Arquiteta de Cursos

Se você precisa de alguém para projetar uma trilha de aprendizado envolvente, então está no lugar certo! Organizar cursos é como montar um quebra-cabeça complexo, e eu sou o especialista em juntar todas as peças de forma lógica e eficaz. Tenho uma queda especial por ferramentas como Rise 360 e Ispring, que transformam ideias em cursos interativos de alto nível. Portanto, além de planejar, sou capaz de utilizar estas ferramentas para criar os recursos que planejei para os cursos. 

Abaixo, algumas amostras de trabalhos que desenvolvi planejando e desenvolvendo cursos. 
Educação Financeira: Senac - Sistema Fecomércio (2012- 2013)

Observação: Devido aos termos de confidencialidade, não possuo imagens e nem materiais deste curso. Portanto, inseri apenas a descrição de como ele foi desenvolvido. Imagem meramente ilustrativas. 

A necessidade: O curso foi criado para sanar o problema de superendividamento que vários colaboradores do Sistema estavam enfrentando. A intenção era apresentar como ter boa saúde financeira e realizar um planejamento financeiro adequado. 

A equipe: a produção deste curso foi realizada por equipe multidisciplinar incluindo: Designer Instrucional, Ilustrador, Designer Gráfico, Revisor e Programador. Todos contribuíram com as ideias iniciais na reunião de briefing, tornando o processo de criação bem mais tranquilo e divertido. 

A solução: diante da necessidade de se conscientizar as pessoas de que um planejamento bem realizado impacta positivamente na saúde financeira, foi criada uma história inicial para apresentar uma família extremamente endividada. Esta família era composta pelo casal Marina e Silas Prata, seus dois filhos (uma menina e um menino) e um cachorro: Tostão. 

Na introdução deste curso, a família e sua situação financeira foram apresentadas. No decorrer de cada módulo do curso, a rotina da família foi apresentada, assim como as estratégias que eles seguiram para recuperar a saúde financeira. Deste modo, enquanto os colaboradores iam acessando e acompanhando a vida daquela família, iam aprendendo as técnicas e atitudes que auxiliariam na recuperação da sua própria saúde financeira.

Tecnologia utilizada: curso programado em flash 
Fonte: <a href="http://www.freepik.com">Designed by pikisuperstar / Freepik</a>
Plano de Contingência: Sesi PR (2020)
A necessidade: O curso foi criado para divulgar o Plano de Contingência adotado pelo Sesi PR para todos os seus colaboradores. 

A equipe: a produção deste curso foi realizada por equipe multidisciplinar incluindo: Designer Instrucional, Ilustrador e Designer Gráfico. 

A solução:
O plano de contingência descreve, de forma clara, concisa e completa a resposta ou ação que deverá ser desencadeada diante de adversidade, sinistro, perda ou dano, seja de ordem pessoal ou patrimonial. É um documento composto por procedimentos necessários, os responsáveis por estes procedimentos e os principais pontos de atenção.
Tratando-se de procedimentos a serem compreendidos, utilizamos estratégias que permitiram que o colaborador pudesse visualizar uma determinada situação, aplicada a um contexto real, e que, a partir dela, conhecesse os procedimentos a serem realizados. Estas situações foram apresentadas por meio de quadrinhos. Além dos quadrinhos, o curso apresentava uma animação que apresentava quais situações / eventos faziam parte de cada categoria do plano de contingência. 

Logo após, o colaborador participaria de um desafio, colocando em prática o que aprendeu. Os desafios foram atividades de formatos variados, contextualizados, sempre apresentando uma situação a ser resolvida pelo colaborador e diretamente ligada à meta de aprendizagem a ser alcançada. 

Tecnologia utilizada: Ispring

Abaixo, segue algumas imagens de um dos storyboards criados para este projeto. Na sequência Logo após a apresentação inicial, o colaborador acessaria as ações do plano de contingência, clicando em Qual é o plano?
Ao final de cada módulo, o colaborador realizaria uma atividade apresentada com a descrição de outra situação que ele deveria analisar e responder de acordo com o plano de contingência da instituição, demonstrando ter compreedido cada uma das regras.
Tirinha para apresentar uma situação que pode ocorrer no ambiente de trabalho. 
Após apresentação da situação, um questionamento ao colaborador e o chamado para entender quais são as ações do Plano de Contingência.
Cada ação a ser realizada foi apresentada ao clicar na sequência numérica. 
Após conhecer o plano de contingência para a situação, o colaborador deveria analisar uma outra situação e resolver a atividade. 
Sustentabilidade Empresarial - Chesf (2021)
necessidade: O curso foi criado para sensibilizar e informar os colaboradores da instituição sobre as práticas ESG. 

A equipe: a produção deste curso foi realizada apenas por designer instrucional e equipe conteudista do cliente. 

A solução:
Como o conteúdo trazia muitos conceitos a serem compreendidos, fiz a proposta de iniciarmos com uma situação que descrevia uma conversa entre donos de uma empresa que estavam perdendo financiamento por não serem uma empresa sustentável. 
A partir daí, todos os conceitos foram apresentados e em alguns momentos no meio do conteúdo, algumas questões foram inseridas para que os colaboradores pudessem responder. 
A intenção era quebrar a leitura contínua, já que o curso foi criado na ferramenta Rise 360, e fazer com que o colaborador interagisse com o conteúdo e analisasse situações ou questões, respondendo-as de acordo com o que aprendeu ao longo do curso. 

Tecnologia utilizada: Rise 360

Abaixo, segue uma pequena amostra de como o curso foi elaborado no Rise. 
Créditos: 
Imagem da capa: 

<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/programadores-em-computador-usando-plataforma-de-baixo-codigo-no-computador-gente-pequena-desenvolvimento-de-baixo-codigo-plataforma-de-baixo-codigo-conceito-de-facil-codificacao-lcdp-ilustracao-isolada-violeta-vibrante-brilhante_10782953.htm#query=designer%20instrucional&position=15&from_view=search&track=ais">Imagem de vectorjuice</a> no Freepik
Imagem da família: 

<a href="https://br.freepik.com/vetores-gratis/familia-aproveitando-o-tempo-juntos_7915258.htm#query=pai%20m%C3%A3e%20filho%20filha%20e%20cachorro&position=29&from_view=search&track=ais">Imagem de pikisuperstar</a> no Freepik
A Arquiteta de Cursos
Published:

Owner

A Arquiteta de Cursos

Published: