Tobias Botelho's profile

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS

Em 2025 acontecerá a COP 30 na cidade de Belém, no Estado do Pará.
O evento será um marco tanto para o Brasil quanto para as discussões em torno das questões climáticas e o futuro da sustentabilidade em todo o mundo, que sempre trazem a Floresta Amazônica como pauta e fator de atenção e urgência.

Por isso o Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, realizou também na cidade de Belém o Diálogos Amazônicos, que reuniu poder público, entidades do terceiro setor e organizações da sociedade civil para dar voz e lugar de fala para quem vive a Amazônia na sua integralidade, vivendo em harmonia com seus rios e florestas e sofrendo as consequências da falta de políticas públicas efetivas e várias outras  ameaças constantes.

Entre os dias 04 e 06 de agosto de 2023, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a presença de ministros, governadores, representantes dos 8 países da Amazônia Internacional, além de comunidades indígenas e quilombolas que tiveram a chance de apresentar os reais problemas da Amazônia. Todos esses debates deram origem a uma carta de reinvindicações, quer será enviada para a ONU na tentativa de pautar os temas mais urgentes durante a COP 30, em 2025.
PERFORMANCE ARTÍSTICA
Para abrir oficialmente o evento, o Governo do Pará pediu a criação de uma performance que fosse pensada para preservar toda a ancestralidade das manifestações artísticas e culturais de quilombolas e indígenas, mas que, ao mesmo tempo, apresentasse uma perspectiva plural da Amazônia e trouxesse uma mensagem de acolhimento e união.

Com a atriz Dira Paes como MC desse momento, criamos um roteiro que apresentava a Amazônia como uma grande mãe, que acolhe, protege e garante a vida dos seus povos ancestrais. Na grande tela de LED de 34x4m, foram transmitidos BGs que mesclavam elementos em motion com imagens cuidadosamente curadas, sendo 90% delas de artistas locais que entregaram uma visão poética e realista dos povos amazônidas.

Muito além dos rios e das árvores, mostramos ao mundo uma amazônica urbana, tecnológica, capaz de combinar suas raízes ancestrais com todas as inovações que tornam o mundo cada vez mais globalizado.

O ponto alto foi a fala do Cacique Raoni Metuktire, mais importante liderança indígena do nosso tempo, que falou sobre a importância das demarcações de terras e da preservação das diferentes comunidades da Amazônia e de todo o mundo.
FICHA TÉCNICA
AGÊNCIA: EAI?! CONTENT EXPERIENCE
CLIENTE: GOVERNO DO PARÁ + GOVERNO FEDERAL
CENOGRAFIA: LÁPIS
PRODUTORA DE VÍDEO: CERRI
DIREÇÃO ARTÍSTICA: ALEXANDRA SERGENTI
ROTEIRISTA: ANDRÉ LEITE
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Published:

Owner

DIÁLOGOS AMAZÔNICOS

Published:

Creative Fields