O Gato Miaulitante
MATERIAIS:
. Papel couchê fosco 300g
. Papel sulfite branco 75g
. Papel vegetal 60g
. Papel carbono
. Fotos impressas a laser em papel sulfite e vegetal
. Cola branca
. Tinta acrílica
. Pastel seco em pó
. Lapiseira grafite 0.5mm
. Caneta nanquim 0.2mm
. Tesoura de precisão com lamina curvada
. Tesoura de precisão com lamina reta
. Pinças
. Pincel de cerdas sintéticas 
. Pincel de precisão (modelo próprio para design de unhas)

TÉCNICAS:
1º - Ilustração à lapiseira sobre papel com finalização em nanquim. 
2º - Colorização feita através de colagem de fotos impressas a laser em papel sulfite e vegetal sobre couchê 300g.
3º - Pintura sobre colagem com composição de tintas acrílicas misturadas ao pó de giz pastel seco.
4º- Finalização em tinta acrílica aplicada com pincel de precisão.


PAU NOS POBRES!

Durante quinze dias, eu me confinara no meu quarto e me cercara dos livros que andavam na moda à época (há dezesseis ou dezessete anos); estou falando de livros que tratam da arte de tornar os povos felizes, sensatos e ricos em vinte e quatro horas. Tinha, pois, digerido - engolido, quero dizer - todas as elucubrações de todos esses empreendedores da felicidade geral - os que aconselham a todos os pobres que se escravizem, e os que os convencem de que todos são reis destronados. - Não é de surpreender que eu estivesse a essa altura, num estado de espírito próximo da vertigem ou da estupidez.
Apesar de tudo, eu pressentia, confinado no fundo de meu intelecto, o germinar obscuro de uma ideia superior a todas as formulas do comadre cujo dicionário eu acabara de percorrer. Mas aquilo não era mais que a ideia de uma ideia, alguma coisa de infinitamente vago.
 1º - Ilustração à lapiseira sobre papel com finalização em nanquim:
Com lapiseira 0.5mm sobre papel sulfite branco 75g, começo a desenhar usando técnica de ilustração de personagens para definir as proporções e o posicionamento dos elementos na obra.
Após a concepção do primeiro rascunho e definir qual a ordem de execução de todos os processos e técnicas,  posiciono uma folha de papel carbono entre o rascunho original e folhas de papel vegetal 60g; finalizo com a caneta nanquim 0.2mm os contornos no rascunho enquanto o papel carbono cria transparências que me servirão como "guia" na colagem e pintura. 

E saí de casa com muita sede. Pois o gosto passional pelas más leituras engendra uma necessidade proporcional de ar livre e de alguma coisa refrescante.
Quando eu estava a ponto de entrar num botequim, um mendigo me estendeu o chapéu, com um desses olhares inesquecíveis que derrubariam os tronos, se o espírito pudesse mover a matéria e se o olho de um magnetizador fosse capaz de amadurecer as uvas.
2º - Colorização feita através de colagem de fotos impressas a laser em papel sulfite e vegetal sobre couchê 300g:
Com a folha de couchê 300g fixada na prancheta e o papel vegetal 60g pintado em carbono no processo anterior devidamente alinhado, posiciono mais uma vez o carbono entre as folhas para transferir o desenho para o papel que será usado como base para a obra.
Após analisar a ilustração, escolho fotos que possuem texturas e cores que gostaria de utilizar na composição e as imprimo em papel sulfite 75g e vegetal 60g com toner a laser e em tamanhos diversos. Posteriormente e utilizando tesouras de precisão, pincel sintético e pinças, recorto e colo com cola branca os pedaços de papel com atenção aos tons, cores, transparências e formatos para compor as  sombras e luzes do desenho
.

Ao mesmo tempo, ouvi uma voz que me sussurrava ao pé do ouvido, uma voz que logo reconheci; era a voz do Anjo bom, ou quiçá do bom Demônio, que me acompanha a toda parte. Se Sócrates tinha seu bom Demônio, por que eu não teria meu Anjo bom, e por que não teria eu a honra, como Sócrates, de obter meu brevê de loucura assinado pelo sutil Lélut e pelo sagaz Baillarger?
Há, porém, uma diferença entre o Demônio de Sócrates e o meu: o de Sócrates só se manifestava para ele a fim de proibir, advertir, impedir, ao passo que o meu se dá ao trabalho de aconselhar, sugerir, persuadir. O pobre Sócrates não tinha mais que um Demônio proibidor; o meu é um grande afirmador, o meu é um Demônio de ação, um Demônio de combate.
Ora, sua voz me sussurrava o seguinte: "Só é igual aos outros aquele que o prova, e só é digno de sua liberdade quem sabe conquistá-la".
3º - Pintura sobre colagem com composição de tintas acrílicas misturadas ao pó de giz pastel seco:
Utilizando tinta acrílica nas cores preta e branca e aplicando com pincel de cerdas sintéticas, preparo o fundo e defino as margens, além de pintar as áreas que utilizam essas cores.
Posteriormente realizo uma raspagem de giz pastel seco nas cores necessárias e misturo proporcionalmente ao tom que desejo utilizando tinta acrílica ou cola branca.
A aplicação é feita com pinceis de cerdas sintéticas e pinceis de precisão respeitando os limites da colagem.

Imediatamente parti para cima do meu mendigo. Com um só murro, eu lhe arrebentei um olho, que num segundo ficou do tamanho de uma bola. Quebrei minha unha ao lhe arrancar dois dentes e, a fim de dar cabo do velho o mais rápido possível - pois eu sentia não ter forças de sobra, sendo de constituição delicada e pouco afeita ao boxe -, segurei-o com uma das mãos pela gola do seu casaco, enquanto com a outra eu lhe apertava a garganta; e me pus vigorosamente a bater sua cabeça contra uma parede. Devo confessar que antes, num golpe de vista, eu tinha inspecionado as redondezas e verificado que, naquele arrebalde deserto, eu estava por um bom momento fora do alcance de qualquer policial.
Tendo, em seguida, com um chute aplicado às costas, enérgico o bastante para lhe rachar as omoplatas - tendo deitado por terra aquele débil sexagenário, empunhei um grosso galho de árvore que estava ali pelo chão e dei-lhe uma sova com a energia obstinada dos cozinheiros que tentam amaciar um bife.
4º- Finalização em tinta acrílica aplicada com pincel de precisão:
A finalização é feita com tinta acrílica na cor preta para o contorno e na cor branca para a tipografia, a aplicação é feita com pincel de precisão e pincel de cerdas largas para dar efeito de giz de lousa nas áreas escritas.
O acabamento é feito com cola branca para fixar a colagem e uniformizar a cor e o reflexo.

De repente - ó, milagre! ó, deleite do filósofo que verifica a excelência de sua teoria! -, vi aquela antiga carcaça voltar-se, reerguer-se com uma energia que eu não teria suspeitado numa máquina tão singularmente destrambelhada; e então, com um olhar de ódio que me pareceu de bom augúrio, o velhaco decrépito atirou-se para cima de mim, me castigou os dois olhos, me arrancou quatro dentes e, com o mesmo galho de árvore, me desceu o sarrafo. - Por meio de minha medicação enérgica, eu lhe devolvera o orgulho e a vida.
Então multipliquei os sinais para lhe dar a entender que considerava a discussão encerrada e, levantando-me com a satisfação de um sofista do Pórtico, eu lhe disse: "Meu senhor, o senhor é meu igual! Queira me dar a honra de partilhar comigo o que eu tiver no bolso; e lembre-se, caso seja um genuíno filantropo, que é preciso aplicar a todos os confrades que lhe peçam esmola a teoria que tive a dor de testar nas suas costas."
Ele me jurou que compreendera bem a minha teoria e que seguiria meus conselhos.
Que dizes tu, cidadão Proudhon?

- Charles Boudelaire
Na escada de emergência do shopping Pateo Higienópolis - horário comercial - encobertos pela desculpa de uma ida ao banheiro e entre um cliente e outro, sentados e escondidos das câmeras de segurança eu e Ana Flávia dividimos um degrau para respirar a fumaça de um cigarro remunerado pelo patrão. Um pequeno luxo em troca das grandes humilhações que as trincheiras da luta diária por sustento expõem o sofrido trabalhador brasileiro. 
Jornalista, comunista, feminista e desafeto do finado Olavo.
Muitas criticas ao PT.
Boulos é um sonho de prefeito pra São Paulo.
Padre Júlio Lancellotti é um partidão.
Vota até no PSDB se a outra opção for um fascista.
Não concorda em comprar um porco inteiro por 250g de linguiça.
Contra todo tipo de autoridade, exceto a da mamãe.
Mãe de gatos - três - criados a leite com pera e empinando pipa no ventilador.
Mãe de filhos que o coração adota.
Mulher que tatua com o calor do amor sua imagem na alma de quem tem o prazer de a conhecer.
Soltando fumaça do tradicional cigarro de filtro vermelho que fez o pedido:
- Quando puder gostaria de um desenho seu, um gato, no seu estilo...
O Gato Miaulitante
Published:

Owner

O Gato Miaulitante

Published: