Amanda Raulik's profile

Ayurveda: ritual matinal

Todas as noites o seu maravilhoso corpo te faz o favor de encaminhar para fora tudo aquilo que está em excesso e que já não lhe serve, ou seja, todas as toxinas acumuladas ao longo do dia. 
Este sistema de purificação inato é um exemplo da inteligência corporal fantástica que adquirimos assim que nascemos.

Cada dia começa de maneira plena ao realizar a limpeza dos canais do corpo. 

Aqui vai uma analogia ótima para ilustrar esse processo:
Lavamos toda a louça do dia anterior antes de iniciar o preparo da próxima refeição.
Assim tudo fica mais fácil e organizado, não é?

Sobre o que você aprenderá nos próximos tópicos:

1. O por quê da importância do ciclo circadiano
2. O fluxo matutino segundo a Ayurveda
3. Conceito kapha
4. O predomínio da kapha na gestação e no momento matinal.
5. Uma sugestão de ritual matinal
6. Reflexão sobre a sua responsabilidade no bem-estar
7. Reflexão sobre sua vida neste momento e a consciência corporal
8. Algumas coisas para você fazer agora

Viver de acordo com seu ciclo circadiano

Seu ciclo (ou ritmo) circadiano é um relógio biológico interno.

Passamos um terço da vida dormindo, temos ciclos diários com fortes diferenças entre o dia e a noite. À noite o corpo faz vários processos de limpeza num estado de sono e, ao amanhecer, a glândula adrenal secreta em maior quantidade o cortisol, hormônio que prepara o organismo para o estado de alerta. 

Tanto a noite, quanto no dia, e em períodos no meio disso, há hormônios que estão mais ou menos ativos para você fazer da forma mais eficiente as suas funções de forma perceptível e não perceptível. 

Exemplo
Quando o sol se põe um dos hormônios também diminui e isso faz com que outro hormônio que é importante para os processos “noturnos” aumente. Depois, quando o sol nasce, hormônios, como por exemplo o cortisol, aumentam enquanto a melatonina diminui, para você iniciar seu dia e estar mais vigilante para enfrentar o dia.

O fluxo matutino (na gestação)  segundo a Ayurveda

O primeiro estímulo do dia se dá pelo “kapha”: o momento de despertar.

Se você tem interesse em aprender sobre doshas, recomendo que leia um artigo específico sobre isso aqui, na plataforma Babyloading. Ainda neste texto você saberá um pouco mais no dosha kapha como conceito, mas reviso rapidamente alguns atributos:

Kapha: estrutura e coesão
Vata: mobilidade
Pitta: energia

O início da fase kapha se dá em torno das 6h da manhã até em torno das 10h, ou quando o sol nasce até o momento do desjejum.

É o início da trajetória diária, ainda com o acordar do corpo, e devemos estimular o Agni (fogo digestivo) para despertar.

É interessante saber que das 18h até às 22h da noite também passamos pela fase kapha. 

Viver de acordo com o ciclo circadiano é muito importante na vida como um todo, mas principalmente na gestação. 
Questione-se se a sua rotina está de acordo com esse ciclo natural da vida e se a resposta for negativa, convido-a a experimentar os benefícios que essa prática pode trazer.

Conceito kapha

O kapha sustenta o corpo com estabilidade, lubrificação e umidade. Representa paciência, inteligência, coragem, força e apegos (paixão, luxúria). 

O termo kapha deriva da palavra sânscrita “shlish” que significa “aquele que mantém as coisas juntas” ou “a força que estrutura tudo”, desde um átomo individual ou célula até a robusta estrutura muscular e do esqueleto. O sinônimo de kapha , “slēsma”, significa abraçar ou manter junto. Kapha representa a fonte de força potencial que resiste à doença e à decadência.
Sua função pode ser atribuída àquelas de balanço fluido, nutrição, construção tecidual e atividades imunológicas.

O predomínio da kapha na gestação e no momento matinal

Então, agora sabemos que boa parte da manhã é uma fase mais kapha, juntamente com a gestação que também é uma fase kapha, porque é uma fase onde há formação de tecidos novos, fazendo com que o cansaço da manhã seja ainda mais intenso.

As mulheres que têm mais vata e/ou pitta podem experienciar isso de forma mais intensa.
É sempre bom lembrar que cada pessoa é única, com sua particular composição de doshas naquele momento, o que faz com que realmente nem todas as mulheres experienciem a gestação da mesma forma.  

Esse é um dos motivos pelos quais nos meus atendimentos e cursos eu sempre encorajo as mulheres a fazerem um teste simples para descobrir sua dosha. Não é tão fácil a identificação por um simples teste, ainda mais tendo em mente que essa distribuição de doshas sempre varia, dependendo do momento no ciclo e na fase da vida, mas um formulário já pode dar muitos insights naquele momento. 

É lindo entender que a gestação traz um estado mais kapha para a formação tecidual, não é?  Então agora você entendeu que a ideia de kapha + kapha pode causar um desconforto matinal, no sentido de muito cansaço. Mas lembre-se que o cansaço está privilegiando o crescimento do seu bebê: você está mais lenta mas dando espaço para o desenvolvimento dele.

Sugestão para o seu ritual matinal na gestação

Uma sugestão de sequência a ser feita nesse período é: 
1. Acordar ao nascer do sol
Faz muito bem olhar para o sol de manhã! Esse ato ajuda a liberar hormônios para acordar bem e ter mais energia e disposição – o que é ótimo, principalmente numa gestação onde você pode estar mais cansada. Agradecer e levantar com calma faz parte de um ritual que pode trazer muitas coisas boas para seu dia. 

2. Eliminar as toxinas do corpo
Lembre-se de “limpar a cozinha”, como a metáfora no início desse texto. Vamos limpar os canais do corpo, eliminando as toxinas, estaremos prontas para receber o novo.

E como fazer isso, Amy?

Raspagem de língua. 
Sempre me perguntam quantas vezes é necessário raspar a língua e eu indico não mais do que 7 vezes. Esse processo não pode ser dolorido, raspe com uma leve pressão. Neste procedimento você estará removendo uma camada de toxinas que se forma na superfície da língua durante a noite.

Em seguida, escove os dentes com uma pasta de dente mais natural. 

É também a hora para urinar e defecar e você também pode fazer uma limpeza nasal. Segundo a Ayurveda o olfato e o cérebro estão muito ligados.  

Beber um copo d’água em temperatura ambiente ou morna – pode ser com alguma fruta cítrica, se desejar.

Opcionalmente, se tiver tempo/prioridade, você pode fazer oleação (que se chama abhyanga).

Opcionalmente, se tiver tempo/prioridade, neste momento do dia você pode fazer uma prática de yoga.

Para finalizar, um desjejum de acordo com seu dosha neste momento da vida.

Na Ayurveda também é recomendado fazer o bochecho com óleo de gergelim, mas nas gestantes eu já percebi que esse passo não é muito agradável para muitas, ainda mais as que estão com náuseas. Mas lembre-se da individualidade: com você pode ser diferente! 

Agora você estará pronta para ter um dia maravilhoso! 

Sua responsabilidade no bem-estar (na gestação)

No trajeto de aproximadamente 9 meses muitos fatores contribuem para a saúde da mãe e do(s) bebê(s), e a alimentação é um fator de extrema importância. 
O mais interessante é que esse é um dos poucos fatores em que a mãe tem a possibilidade de intervir e de dar o seu melhor! Uma mãe saudável é uma base importante para um bebê saudável.

Desejo a você uma gestação, ou quem sabe, o preparo para uma gestação tranquila, com muita leveza. Desejo que tenha uma mente equilibrada através dos nutrientes fornecidos a ela e de controle emocional, através da plenitude de presença no momento de agora. 

Momento de reflexão: sua vida neste momento e a consciência corporal

O que você está sentindo neste momento? Qual cheiro está sentindo? Tem algum som tocando ou um pássaro cantando, um carro passando ou um cachorro latindo? Está com calor, com frio, ou a quantidade de roupas que está usando está perfeitamente adequada?

Fico feliz por você ter chegado até aqui, afinal, conhecimento é poder!

Que esse ritual na gestação consiga alinhar o seu corpo aos ritmos da natureza, de forma mais natural e fluida. 

Algumas coisas para você fazer agora
Se você quiser continuar subindo de nível na gestação, aqui estão alguns dos meus recursos favoritos
Assista a este vídeo sobre o assunto.
Participe do curso para as gestantes da Babyloading.
Com muito carinho,
Amy.

Referências
Monteiro, C., Tavares, E., Câmara, A., & Nobre, J. (2020). Regulação molecular do ritmo circadiano e transtornos psiquiátricos: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 69, 57-72.
Finimundi, M., Barin, I., Bandeira, D., & Souza, D. O. (2012). Validação da escala de ritmo circadiano-ciclo vigília/sono para adolescentes. Revista Paulista de Pediatria, 30, 409-414.
Livros: Agbhata astanga hrdayam.

Ayurveda: ritual matinal
Published:

Owner

Ayurveda: ritual matinal

Published:

Creative Fields