Ana Moura's profile

Cartilha Esperançar - Book


    Deus nos chama para um avivamento transformador, gerado pela fome e sede de justiça. Justiça não é vingança, mas vida plena e abundante para todas as pessoas.

     Deus é o Caminho, a Verdade e a Vida, e vida em abundância! 
    
    Deus sempre é vida. Existindo, Deus vive, e vivendo, Deus aviva: Onde quer que o Espírito de Deus repouse, vida surge. Seja num Vale de Ossos Secos (Ezequiel 37), ressecados pelos vendavais da vida que batem tão forte... seja nos desertos (Êxodo 16), onde o calor das lutas e dificuldades mais nos afligem...  ou ainda no absoluto caos, onde nenhuma perspectiva existe: onde há presença divina, há superabundante graça capaz de vivificar todas as coisas. Há o mover e movimento da Ruah (espírito de vida e renovador de toda criação (Gên.1:2, Salmo 104:29-30) que em meio ao caos cria e recria a vida. 
    
    Escrevemos esta cartilha num momento marcado por dificuldades: falamos sobre o Deus que dá vida num momento onde tantas vidas têm sido ceifadas por uma histórica pandemia. 

    Mas será que, na verdade, não é justamente neste contexto que precisamos ouvir o chamado de Deus para nossas vidas e para o nosso povo?  Será que não é justamente num momento de tanta morte que nós devemos clamar por um avivamento transformador? Será que não é nossa responsabilidade - como seguidores e seguidoras daquele que veio para salvar - fazermos todo o possível para gerar vida e consolo em meio a tantas mortes e sofrimento? Vamos clamar a Deus e viver um verdadeiro avivamento!

    E vejamos, queridas e queridos irmãos: onde Jesus passou, Jesus avivou: não somente numa perspectiva imaterial, espiritual, invisível… Jesus avivou a multidão faminta multiplicando o pão e combatendo a fome; Jesus avivou a sociedade que estava pronta para apedrejar uma mulher pega em adultério proferindo uma frase que, de tão potente, conduzia a uma reflexão que salvava a vida da moça. Sim, Jesus protegeu as pessoas violência! Jesus avivou o paralítico às margens do tanque de Betesda, os cegos, os leprosos, a mulher que possuía um fluxo de sangue, a sogra de Pedro…Jesus tinha compaixão do sofrimento humano e se colocava ao lado do povo, dos pobres, dos esquecidos da sociedade!

    Bom… vamos parar por aqui! Afinal, se formos lembrar de todos os momentos em que Jesus agiu materialmente para operar avivamentos transformadores livrando da fome, doença e assassinato, ficaríamos até amanhã recordando momentos registrados nos Evangelhos.

    E que gostoso seria amanhecer nos recordando de todos os avivamentos operados por Jesus, não é mesmo?

    Contudo, irmãs e irmãos, o momento exige de nós prontidão para termos a mesma postura do profeta Isaías: olharmos para o Senhor e dizermos: “Eis-me aqui, envia-me a mim!” (Isaías 6:8).

    Sim, mais do que lembrarmos de todos os momentos em que Deus poderosamente operou avivamentos, precisamos de duas coisas:

    Primeiro, termos em mente que avivamento não é algo misterioso: avivar é combater a morte. É entrarmos no Vale da Sombra da Morte e, lá dentro, clamarmos ao Deus que faz resplandecer a luz. Que a luz divina resplandeça alimentando os famintos, curando enfermos e livrando a todos das teias da morte.

        Em segundo lugar, precisamos lembrar que é conosco - seres humanos - que Deus conta para operar avivamentos transformadores que convertem o pranto do luto em choro de alegria!

    Confesso, queridas e queridos irmãos, que se eu fosse Deus, talvez contaria com outra espécie do Planeta…

    Imagine um avivamento potente como o rugido dos leões? Um avivar na grandiosidade das baleias, ou rápido como o voo das águias?

    Ou ainda, imagine se nosso Deus escolhesse anjos para operar livramentos e avivar nossa sociedade?

    Mas não é assim que nosso Criador quer…

    Nem aos animais, nem aos anjos: Foi a cada um de nós que Deus escolheu para servidores da vida e meios de transporte do seu poder e de seu amor. Deus conta comigo e com você!

    Dessa forma, é indispensável que, envolvidos por um intenso sentimento de misericórdia e senso de urgência pelos que perecem, tenhamos uma postura ativa, conscientes da responsabilidade que temos como aquelas e aqueles chamados por Deus para avivar!

    Antes de começarmos os estudos desta pequena cartilha bíblica sobre o chamado de Deus para uma Avivamento transformador, desejamos compartilhar breves palavras sobre ousadia: 

    A fome e a miséria parecem muito grandes. De fato, são. Igualmente grande é o desafio de lutar por saúde pública e de qualidade num momento em que nosso país parece desgovernado, não tendo um governante comprometido com a vida. 

    O desafio de buscar o pão na mesa de todas as famílias, saúde pública de qualidade e vacinação rápida para combate da fome e pandemia, parecem maiores que nós. E são mesmo: contudo, não são maiores que o Deus que deu a vida na cruz por nós para que mais ninguém precisasse perder sua vida!
    
    Nós iremos nos colocar à disposição do Senhor para avivar a sociedade, multiplicar o pão e mudarmos o cenário de atual desgoverno político quando o sentimento de incapacidade for substituído pelo mesmo sentimento que houve e há no Cristo: fome e sede de justiça! E porque Ele vive, podemos crer no amanhã. Porque Ele vive… temor não há!

    Aliás, vemos no próprio Jesus um avivamento proporcionado por esse espírito que o encoraja e o move para a prática transformadora:  “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os contritos de coração, A proclamar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18-19

    Desejamos que esta breve cartilha seja benção na sua vida e que, assim como o sal gera sede em nossos corpos, este material gere fome e sede de justiça em nossos corações! Que a graça do Senhor Jesus seja sobre todos nós!




Realização: Coletivo Esperançar
Autores: Pastora Odja Barros Santos; Pastor Henrique Vieira; Thales Rocha de Freitas
Colaboradores: Pastora Kátia Ezoite Teixeira Silva; Pastor Clemir Fernandes Silva
Designer gráfico: Ana Moura
Ilustrações: Cesola Mendes
Comunicação: Giselly Canllya Barbosa
Produção: Matheus Foster Dias


Cartilha Esperançar - Book
Published:

Owner

Project Made For

Cartilha Esperançar - Book

Cartilha de estudos do ESPERANÇAR!

Published: