Ana Moura's profile

Caderno de Teologia Negra - Book


    O racismo é uma ferida aberta, violência cotidiana, fonte de sofrimento e até mesmo morte. Como discípulos e discípulas de Jesus não nos cabe o silêncio. Precisamos afirmar de maneira direta e corajosa que o racismo é contra a dignidade humana e que, justamente por isso, fere a vontade de Deus. Racismo é pecado.

    O racismo se manifesta em ações de indivíduos e grupos, mas está entranhado na estrutura de nossa sociedade. A Igreja, se não refletir sobre este tema, pode naturalizar e reproduzir o racismo. Infelizmente assim acontece! A caracterização de tudo aquilo que é negro como algo relacionado ao pecado é fruto do racismo. O olhar de medo e repulsa para as religiões de matriz africana é manifestação do racismo. O estranhamento diante da imagem de um Jesus negro é expressão do racismo. O silêncio diante da violência histórica contra o povo negro é o racismo se manifestando. Sim, numa sociedade racista, silêncio e suposta neutralidade só reproduzem o racismo.

    Todas as pessoas são feitas à imagem e semelhança de Deus. Todas as pessoas são fruto e alvo do amor de Deus.  Todas as formas de preconceito e discriminação contrariam a vontade de Deus. A Igreja deve ser o lugar da horizontalidade, do acolhimento verdadeiro, da valorização de todas as pessoas, do cuidado mútuo, da correção e da superação das injustiças. Caminhar com Jesus é viver sob o desígnio do amor e o amor só se alegra na justiça. 

    O Coletivo Esperançar apresenta este caderno para que possamos denunciar o racismo como pecado, impulsionar reflexões e mudanças nas nossas posturas individuais e coletivas como Igreja. Queremos ler a bíblia pelas lentes de Jesus, com a centralidade do amor. Silêncio não é opção. Fingir que não existe racismo não é opção. Jesus nos convoca a um amor verdadeiro que não faz acepção de pessoas! Vamos orar, refletir, conversar e agir? O convite está feito!

Pr. Henrique Vieira 





Realização: Coletivo Esperançar
Autores: Andressa Oliveira e Fezinha; Henrique Vieira; Marco Davi; MN MC; Nilza Valéria; Ras André; Simony dos Anjos
Designer gráfico: Ana Moura
Ilustrações: Cesola Mendes
Comunicação: Giselly Canllya Barbosa
Produção: Matheus Foster Dias
Organização: Andressa Oliveira
Caderno de Teologia Negra - Book
Published:

Owner

Project Made For

Caderno de Teologia Negra - Book

O Coletivo Esperançar apresenta este caderno para que possamos denunciar o racismo como pecado, impulsionar reflexões e mudanças nas nossas postu Read More

Published: