Marília Ruivo's profile

Design para a Ajuda na Promoção da Literacia em Saúde

Design para a Ajuda na Promoção da Literacia em Saúde
Anorgasmia - Disfunções Sexuais
Apesar de serem muitas vezes confundidas, essas disfunções são diferentes. A falta de desejo, chamada de distúrbio de excitação sexual, é marcada pela incapacidade de sentir e manter a excitação. Já na Anorgasmia, existe o desejo e a excitação, porém, não se consegue chegar ao clímax do prazer sexual.
Trata-se de uma disfunção sexual que atinge mulheres de todas as idades e pelo menos metade da população feminina pode ter Anorgasmia. No entanto, o tema ainda é tabu e acaba por impedir que muitas mulheres recebam o devido tratamento e passem a desfrutar de uma vida sexual plena e bem-estar geral. Outro obstáculo enfrentado é a auto- aceitação, ou seja, não ter orgasmo acaba por se tornar tão natural na vida da mulher que ela aceita essa situação como normal e como a sua única realidade, mesmo não se sentindo sexualmente realizada. Além de impedir a plena satisfação sexual, esta disfunção sexual acaba por gerar frustração em ambas as pessoas dentro da relação e, consequentemente, afeta de forma negativa os relacionamentos em geral.
Mesmo esta disfunção sendo causada tanto por problemas de ordem física, hormonal, neurológica, ou psicológica, as suas consequências são, sobretudo psicológicas. A frustração por não conseguir chegar ao orgasmo pode causar baixa auto-estima, ansiedade, depressão, entre outros problemas. Também pode gerar inibição ou evitação ao sexo, por uma preocupação excessiva em alcançar a satisfação sexual ou em atingir as expectativas do parceiro. Em muitos casos, leva ainda à perda de desejo e desinteresse pelo sexo, no geral. Daí a importância de identificar o problema e tratá- lo adequadamente. Lidar com essa disfunção sexual envolve persistência e comprometimento, já que é necessário trabalhar tabus e investigar as raízes do problema, no entanto, trará diversos benefícios para a saúde e bem-estar da população, melhorando a qualidade de vida.
O objetivo deste projeto é utilizar o design e a ilustração para contribuir para uma melhor informação, divulgação e promoção de mais Literacia em Saúde, relacionada com as disfunções sexuais, a partir de um folheto informativo ilustrado, para poder chegar às pessoas com dificuldade em falar e desmistificar estes assuntos, para reduzir o tabu na sociedade e proporcionar uma melhor qualidade de vida. Para além disso, seria vantajoso poder avaliar o quanto as pessoas gostariam dessas informações e se este formato seria uma boa solução para a promoção da literacia em saúde, dando possibilidade de haver mais livros e folhetos informativos e ilustrados para outros temas relevantes, mas pouco abordados.
A forma de divulgação seria através da exposição do mesmo nos centros de saúde, hospitais e clínicas, para que pudessem estar ao alcance de todos. Em paralelo com o folheto informativo estaria também uma exposição de quadros com algumas das ilustrações sobre o tema, para chamar a atenção para o problema. No fim, haverá disponível um QR Code com um link associado para que o possam avaliar, quanto à qualidade do mesmo e do quanto foi útil para a pessoa. Ficaria exposto por volta de 6 meses, para que pudesse ter uma maior adesão e mais tempo para fazer a avaliação do mesmo.
Esta solução não irá resolver fisicamente nem psicológicamente estes disturbios. O objetivo desta solução é proporcionar qualidade de informação e possibilidade das pessoas se sentirem mais a vontade com este assunto, para se tiverem o problema ou virem a ter, já não será tão desconfortavel falar sobre ele.
A principal vantagem desta solução será o facto de no folheto ser aconselhado o uso de terapias e alternativas naturais, evitando assim a toma de medicação com efeitos secundários e indesejados.
Uma das fraqueças ou ameaça que este projeto pode vir a ter será o facto de o folheto e a exposição estarem expostos num local onde as pessoas normalmente não estão com muita disposição para se preocuparem com outras situações e sim com o problema que estão a sofrer no momento. No entanto, para combater essa fraqueza, o folheto será apenas uma introdução ao tema, e quem quiser saber mais, poderá ouvir atravez de um código QR, para não ser mais interativo e não tão cansativo. O objetivo deste projeto não é obter fins lucrativos e sim contribuir para uma sociedade mais informada, com mais literacia em saúde e promover o bem-estar fisico e psicológico em geral.
Design para a Ajuda na Promoção da Literacia em Saúde
Published:

Owner

Design para a Ajuda na Promoção da Literacia em Saúde

Published: