O CAPACITISMO.
     
     O que é?
  O capacitismo consiste na discriminação de pessoas com deficiência. O termo veio da construção social, que tende a subestimar as capacidades, habilidades e aptidões de pessoas deficientes.
       
     Como evitar?
  Devemos parar de chamar pessoas de bipolar, autista, ou retardado, como se cada uma dessas condições fosse um xingamento ou inferior às outras.

  Devemos entender que para que uma pessoa seja considerada PCD, ela não necessariamente terá deficiências físicas. Nem tudo dá para ser visto ou julgado pela aparência física de uma pessoa. 

  É necessário entender que não se deve julgar as pessoas apenas por elas terem deficiências. É completamente normal e não é motivo para praticar bullying ou evitar a pessoa por conta disso.
      
     Quais são os tipos de deficiência?
  Existem alguns tipos de deficiências, como por exemplo: 
    Deficiência Visual;
    Deficiência Auditiva;
    Deficiência Mental;
    Deficiência Física;
    Deficiência Múltipla.
     
     Capacitismo no Brasil (direito):
  O capacitismo é crime, sob pena de reclusão de até 5 anos e multa, com base no art 88º da lei de nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão. Que define como crime “praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência”.

     Conclusão:
  O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade. Essa padronização é chamada corponormatividade.
Muito obrigada pela sua atenção! por favor, avalie o projeto para que alcance mais pessoas!

                                                  ''O conhecimento é poder.''

O capacitismo.
Published:

O capacitismo.

Published:

Creative Fields