Esse projeto de Desk Research faz parte de uma atividade do curso de UX Researcher da EBAC.
Faça sua desk research (ou pesquisa em dados secundários).

Pesquisa no google e no google trends por informações relevantes para a sua pesquisa.
Faça um benchmarking com concorrentes diretos e /ou indiretos com uma conclusão desta análise comparativa.
Faça um relatório com resumo dos principais achados (máx. 2 páginas).
Problema de pesquisa: quais são as principais dificuldades relacionadas a comida para trabalhadores remotos?

Hoje os aplicativos de pedir comida se tornaram algo muito comum na rotina dos
brasileiros na hora de escolher algo para uma refeição, um happy hour com amigos em casa ou até mesmo um jantar especial com sua/seu companheira/o. No ano de 2020 o termo “aplicativos de comida” bateu uma média de 54 pesquisas de interesse, ano onde o pico da pandemia estava
em alta, muitos restaurantes fecharam, não podia atender presencial apenas retirada no local e
delivery foram intensificadas e o uso de app para manter a relação com seus usuários, foi o ano
que se intensificou o uso de apps para entrega de comida. No ano de 2021, com vacinação em
alta, os restaurantes já começaram a voltar a atender no local, as pessoas já estavam mais em
busca de ter experiências presenciais começa a ter uma baixa nas pesquisas de aplicativos de
comida, como nos mostra o gráfico abaixo.


Dentre esses vários apps consigo destacar três principais e que serviram de modelo para
os demais aplicativos que surgiram posteriormente. Os principais para pedir comida já não são apenas para essa função, já unem pedidos em mercado, farmácias, bebidas e pets, porém existe aqueles aplicativos focados apenas em compras de mercado. O ifood é o aplicativo de comida mais pesquisado, tanto no ano de 2020 e 2021, ficando muito à frente dos seus concorrentes como o Uber Eats e o Rappi


O iFood é o aplicativo pioneiro de delivery de comida no Brasil. Ele tem um sistema bem organizado que faz busca por estabelecimentos, realiza a entrega e faz cobrança pelo pedido. Alguns aplicativos são concorrentes diretos como o iFood no qual está disponível em mais de 100 cidades em todos os estados do Brasil mais o Distrito federal. Além de pedir comida, é possível realizar compras de mercado, bebidas, farmácia e para seu pet. O Rappi é um aplicativo de delivery de comida, remédios, compras, entre muitos outros. Ele atua em 18 cidades brasileiras, sendo a maioria capitais do litoral. O app conta ainda com o Rappi Prime, em que ao pagar um plano mensal ou anual, você tem frete gratuito em todas as compras pagas pelo cartão de crédito ou PayPal. O Uber Eats é um serviço de delivery do Uber. Para utilizá- lo é preciso baixar o aplicativo. A Uber Eats, diferente do iFood, que adiciona o frete no valor total do pedido, cobra o frete separado. Para algumas cidades a taxa é fixa, porém ele pode variar conforme o horário e a região de onde é feito o pedido. O Uber Eats está disponível em mais de 15 cidades brasileiras.
Outros aplicativos tem estão relacionados com o delivery de comida, com o foco mais no mercado como é o caso da Cornershop é voltada para compras em supermercados. O Supermercado Now é uma startup que trabalha com uma grande quantidade de supermercados. 
O cliente escolhe o estabelecimento, monta sua lista de compras e faz o pagamento online, um entregador fará as compras e entregará em casa. Atende as cidades de São Paulo (com grande cobertura), Guarulhos, Alphaville, Osasco, Taboão da Serra, Jundiaí e região, além das gaúchas de Porto Alegre e Santa Maria. Também tem os aplicativos das grandes redes de supermercados como o Clube Extra, Pão de Açúcar Mais, Carrefour Brasil que são apenas focados em compra de mercado.
Por fim, os aplicativos de comida hoje em dia já englobam as diversas funções, mercados e funcionalidades. Quando se pensa em trabalhadores em home office e suas limitações para manter uma alimentação saudável, portanto quando você entra nesse apps se passa um tempo procurando um restaurante, olhando o cardápio e o usuário pode acabar se frustrando por essa busca. Teria que ter uma aba especifica de restaurantes que preparam refeições saudáveis voltada para os trabalhadores em home office, com entregas rápidas diminuindo o tempo de pesquisa e garantindo a satisfação do cliente.


Desk Research
Published:

Owner

Desk Research

Published: