M. Trevizan's profile

Digitador de Notas

Resumo
Em determinada instituição de ensino superior, há um Sistema de Notas para computação das notas dos alunos e correspondente inserção no Sistema Acadêmico. Todavia, muitas atividades de nota são registradas no Moodle. Como o Sistema de Notas não possui mecanismos de importação, as notas do Moodle devem ser digitadas manualmente. Além do trabalho manual da digitação, ainda ocorre a ausência de registros de alguns alunos, por diversos motivos, seja no Sistema de Notas ou no Moodle. Portanto, a digitação manual torna-se bastante exaustiva e requer conferências para garantir o valor correto computado. Tal efeito agrava-se conforme aumenta-se a quantidade de alunos, esta podendo chegar a mais de 800 em algumas situações.
Para otimizar o processo, foi desenvolvida uma aplicação em MS Access e VBA com o intuito de: a) cruzar a relação de alunos do Sistema de Notas com a relação de alunos do Moodle, tomando-se o cuidado de tratar adequadamente os alunos ausentes em um e outro; e b) digitar automaticamente as notas no Sistema de Notas, como se alguém as estivesse digitando.
Como consequência, houve considerável redução de tempo para a computação das notas e garantia da consistência dos dados, além da escalabilidade, permitindo a operação para qualquer quantidade de alunos.

Contexto
Sistema de Notas: na instituição de ensino, há o Sistema de Notas para a computação das notas dos alunos.
Moodle: o Moodle é utilizado para computar e calcular médias das notas dos alunos em suas diversas atividades.
Transporte Moodle -> Sistema de Notas: em determinado momento, as médias calculadas no Moodle devem ser transportadas (digitadas manualmente) para o Sistema e Notas.
Problemas
Não há integração: não há integração direta entre o Moodle e o Sistema de Notas e também não há um mecanismo de importação de arquivo no Sistema de Notas.
Alunos "inexistentes": por diversos motivos, há alguns alunos cadastrados no Sistema de Notas e que não estão inscritos no Moodle ou que estão no Moodle em determinado turno (período) e no Sistema de Notas estão em outro turno (período), sendo um arquivo de notas distinto para cada turno.
Sincronismo e tempo de digitação: com a digitação manual, há um considerável consumo de tempo para se realizar esta tarefa no Sistema de Notas, requisitando bastante atenção e conferências para não digitar uma nota errada ou trocar a de um aluno pela de outro, em especial, devido à "inexistência" de alguns alunos no Sistema de Notas ou no Moodle.
Quantidade de alunos: o fato descrito é "agravado" conforme aumenta-se a quantidade de alunos, em especial, nas situações com mais de 100, podendo chegar a mais de 800.
Solução
Aplicação para digitação automática: foi desenvolvida uma aplicação em MS Access e VBA, o "Digitador", que realiza o cruzamento entre as identificações únicas dos alunos em comum tanto no Sistema de Notas quanto no Moodle e, em seguida, gera uma sequência de pressionamentos de tecla de forma a computar as notas de cada aluno automaticamente, como se alguém as estivesse digitando. Os alunos inexistentes no Sistema de Notas não são considerados e os inexistentes no Moodle são adequadamente pulados. Há suporte para vários conjuntos de notas.
Resultados
Consistência e redução de tempo: com a aplicação desenvolvida, o processo de digitação, que consumia de 30 a 60 minutos para dois conjuntos de notas de aproximadamente 150 alunos, incluindo conferências e eventuais retrabalhos, passou a ser realizado em menos de 10 minutos, incluindo as etapas manuais de exportação dos dados necessários do Sistema de Notas e do Moodle. Além da redução do tempo, foi suprimida qualquer possibilidade de erro de digitação ou de trocar uma nota entre alunos.
Escalabilidade: a aplicação pode ser utilizada para qualquer quantidade de alunos e com turnos (períodos) mesclados. Mesmo para quantidades grandes, com 800 ou mais alunos, o tempo de todo o processo há de manter-se igualmente baixo. Ou seja, não há esforços adicionais para o professor qualquer que seja o turno efetivamente cursado ou a quantidade total de alunos.
Tela Inicial e de Entrada
Escolha da Nota a Digitar
Notas Digitadas Automaticamente no Sistema de Notas
Digitador de Notas
Published:

Digitador de Notas

Published: