Já parou para pensar na influência que a propaganda tem sobre nós? O público. Durante anos a propaganda esteve presente na sociedade, por meio das TVs, rádios, panfletos e outdoors. Com a chegada da Era Digital, precisou se reinventar, surgindo agora em aplicativos, redes sociais, fachadas de lojas e até mesmo nos pontos de ônibus.
   A propaganda e o consumismo andam lado a lado, fazendo parte do nosso cotidiano. Consumimos produtos que são de extrema necessidade humana e também os que não são. A partir desse consumo diário, temos aquela satisfação pessoal, a alegria de um tênis novo que está na moda, a euforia por um smartphone mais atualizado, o narcisismo por algumas roupas novas, e assim a propaganda vai influenciando nossa sociedade.
   Muitas vezes a propaganda de algum produto ou serviço nos dá o desejo de compra, principalmente, quando tem aquele desconto ou promoção. O que muitas pessoas não sabem é que cada detalhe da propaganda nos causa esses sentimentos. As suas cores, as suas formas, suas fontes de texto, suas ilustrações, e principalmente o resultado de todos esses detalhes juntos. Um grande exemplo é a paleta de cores usada em uma propaganda. O vermelho nos traz paixão, força, coragem, desejo, o amarelo nos lembra da felicidade, alegria, energia, o verde com a sua esperança, fertilidade, crescimento, o azul mostra uma confiança, profundidade, sabedoria, lealdade. E com a harmonização dessas cores, em conjunto, nosso psicológico se associa aos nossos sentimentos. “Cores e sentimentos não se combinam ao acaso, nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, foram ficando profundamente enraizadas em nossa linguagem e em nosso pensamento”, apontou Eva Heller em seu livro “A Psicologia das Cores.”

Reportagem
Published:

Owner

Reportagem

Published:

Creative Fields