Ana Nunes's profile

A sereia, o crocodilo e o macaco (Illustration)

A sereia, o crocodilo e o macaco
Ilustração baseada na fábula de Francisco Joaquim Bingre
Illustration based on the fable by Francisco Joaquim Bingre
Ilustração feita em contexto académico, para ilustrar a fábula do mesmo nome, do autor Francisco Joaquim Bingre, fazendo uso de três figuras de retórica.
1. Hipérbole
O tamanho do macaco com relação aos restantes referentes da composição remete para uma intensão de superioridade moral, que lhe dá uma presença mais intensa, apesar de a sua linha ser muito mais simples que os restantes elementos e sendo que a ausência de cor ajuda a passar a ideia de uma quase “divindade”.
2. Comparação
A comparação visual entre a figura da sereia e a figura do crocodilo, tanto a nível das formas das figuras, como da atitude de ambos: a sereia que seduz, e o crocodilo que devora.
3. Oxímoro
Há representação do que parece ser um ato de salvação relativamente ao homem, quando em contradição as bolhas de ar do homem dão a entender que está a perder o ar, ao deixar-se enfeitiçar pela sereia. Existe um contraste entre o que se vê e o que se sabe que acontece. A salvação que na realidade é uma perdição.
As cores foram escolhidas para representar a frieza das ações dos dois lados da balança.

Illustration created for academic purposes, to illustrate a fable, "The mermaid, the the crocodile and the monkey", by author Francisco Joaquim Bingre, using three figures of speech: 1. Hyperbole; 2. Comparison; 3. Ozymoron.
The colors were chosen to represent the coldness of the actions on each side of the scale.
A sereia, o crocodilo e o macaco (Illustration)
Published:

Owner

A sereia, o crocodilo e o macaco (Illustration)

Published: