Dorivândia Ribeiro Torres's profile

Sabia que o Instagram não trabalha com um só algoritmo?

Você sabia que o Instagram não trabalha com um só algoritmo?
De acordo com artigo publicado no blog oficial da rede social, o Instagram utiliza vários algoritmos, classificadores e processos, cada um com um propósito.

Então vamos ao que interessa. Listei neste artigo itens que considero importantes para nós, empreendedores, explorarmos melhor essa rede social que influencia milhares de pessoas e pode ajudar na divulgação dos nossos negócios.

Primeiro vou explicar o que é algoritmo. Assim como eu tinha muitas dúvidas e desconhecimento a respeito do termo, acredito que muitas pessoas também tenham.

Antes de tudo, fiz várias pesquisas e a definição mais simples e lógica que encontrei está no livro O Algoritmo Mestre, de Pedro Domingos. Segundo o autor, “um algoritmo é uma sequência de instruções que dizem a um computador o que fazer”.

Ou seja, quando fazemos uma pesquisa em uma plataforma de busca, há por trás dessa operação um algoritmo que define os resultados que são mostrados.

No caso do Instagram, cada item do aplicativo (Feed, Explorar, Stories e Reels) têm o algoritmo próprio adaptado à maneira de cada usuário.

Então para classificar o que será mostrado para você, no seu Feed e no Stories, por exemplo, o Instagram leva em consideração sinais, como:

- As publicações compartilhadas recentemente pelas pessoas que você segue;
- Informações sobre o que foi publicado;
- As pessoas que fizeram as publicações e as suas preferências;
- O horário em que a publicação foi compartilhada;
- Se você estava usando o celular ou a web;
- Sua frequência de curtidas em vídeos.

Ou seja, o Instagram absorve todos esses sinais em ordem aproximada de importância e faz a classificação do que é ou não relevante mostrar para cada usuário.

Daí a importância de se ter uma quantidade significativa de seguidores, uma boa frequência de postagens, e entregar para o seu público conteúdo que engaje e agregue valor.

Quanto maior a popularidade, o valor agregado e o interesse do público pela publicação, ela alcança um número maior de pessoas.

Curiosidade
Você sabia que o Instagram leva em consideração pelo menos cinco ações para que uma postagem alcance o topo no seu feed?

Vamos a elas:
1) a probabilidade de você ver uma publicação por alguns segundos;
2) fazer um comentário nela;
3) curti-la;
4) salvá-la;
5) tocar na foto do perfil do autor dela.

Quanto maior a probabilidade de uma dessas ações ser realizada, cresce a importância que o Instagram atribui à postagem.

Portanto, quando fizer uma postagem você deve levar em conta as características do seu público para que ele interaja com a sua publicação, isso eleva a importância dela para o Instagram.

Explorar: como ele pode ajudar?
O Instagram criou o Explorar para a descoberta de conteúdos novos. Portanto, o recurso é uma boa opção para você atrair mais seguidores.

O algoritmo do Explorar classifica as publicações que aparecem para o usuário de acordo com os seus interesses. Por exemplo, se é uma pessoa que se interessa por temas como tecnologia, moda e cultura, serão mostradas para você publicações relacionadas a esses assuntos.

Além dos tópicos serem relacionados a assuntos do seu interesse, a forma do Instagram saber a relevância da publicação para você é prevendo a probabilidade de você interagir com ela a partir de ações, como: curtidas, salvamentos e compartilhamentos.

Logo, se as suas publicações forem atrativas e chamarem atenção, elas facilmente atrairão novos seguidores por meio do Explorar.

Reels, o queridinho do Instagram
O Instagram foi criado como uma rede social de imagens. Fotos de qualidade e criativas eram os seus principais atrativos, mas hoje isso mudou e sua mais recente novidade, o Reels, se tornou o seu carro chefe.
De acordo com o Instagram, “o Reels foi criado para divertir”.

Ele veio para competir com redes sociais como o TikTok e é uma grande aposta para aqueles que querem aproveitar o Instagram para a ampliação de negócios.

Assim como no Explorar, o algoritmo do Reels classifica as publicações que vão aparecer para cada usuário de acordo com seus interesses.

Primeiro, ele procura vídeos do Reels que o usuário poderá gostar, depois classifica cada vídeo com base no que acreditam ser mais relevante para cada usuário.

No Reels, a prioridade é a diversão, então as previsões mais importantes são a probabilidade de o usuário assistir a um vídeo do Reels até o fim, curti-lo, dizer que ele foi engraçado ou interessante e acessar a página de áudio (um indicador de que você pode ter ficado com vontade de criar o próprio vídeo do Reels).

Por ordem de importância, os sinais são classificados da seguinte forma:
1) pela atividade do usuário;
2) seu histórico de interação com a pessoa que fez a publicação;
3) Informações sobre o vídeo do Reels;
4) Informações sobre a pessoa que publicou.

Importante destacar que o Instagram evita recomendar vídeos do Reels publicados com baixa resolução ou marca d’água e aqueles com foco em temas políticos.

Também não são recomendados vídeos criados por figuras políticas, partidos ou representantes do governo ou ainda os criados por terceiros em nome deles.

O Reels vem se tornando uma importante ferramenta de divulgação de marcas, personalidades e negócios. Portanto, com base nas informações aqui repassadas, acredito ser um recurso que deve ser bem explorado.

Crie vídeos que expressem as suas ideias, marca e serviços. Personalize a experiência do seu público e alcance os seus objetivos.

Agora que sabe mais sobre como o Instagram faz para distribuir a o conteúdo publicado e tornar melhor a experiência de cada usuário, avalie o que é prioridade para o seu público e estude uma forma de aproveitar os recursos do Instagram em favor do seu negócio.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o Instagram? Conta pra mim aqui nos comentários.








Sabia que o Instagram não trabalha com um só algoritmo?
Published:

Sabia que o Instagram não trabalha com um só algoritmo?

Published: