Bolinhas Icônicas

 
As bolinhas estão presentes há muito tempo na história da arte e da moda. Nos anos 50, esse padrão de estampa ficou famoso quando visto nas roupas e biquínis da época. O modelo clássico era composto por top tomara que caia e calcinha de cintura alta. Esse tipo de peça ganhou ares retrô atualmente. Aliás, você sabe a diferença entre vintage e retrô? A primeira dessas palavras indica algo que foi feito no passado, ou seja, um exemplar original de determinada época. Já a segunda nomenclatura simboliza aquilo que foi realizado nos dias de hoje, mas que carrega o perfume e a inspiração vindos de outras décadas.

Elas que podem ser chamadas de poás, pois e polka dots são também encontradas na arte do adorno, como nas pêssankas ou pysankas, os ovos coloridos de tradição ucraniana decorados à mão para a Páscoa.

Dentro da história da arte, uma mulher japonesa se destaca no meio desse cenário infinito. Conhecida como a “Rainha das bolinhas”, Yayoi Kusama transforma seus transtornos psicológicos em arte, contemplando pinturas, esculturas e instalações com o mesmo motivo repetitivo e obcecado. Continuando na arte contemporânea, Amelia Toledo também usufruiu desse formato quando pensou na obra ‘Bolas -Bolha’. Estes foram alguns exemplos de como esse padrão geométrico icônico foi e continua sendo a “bola da vez”.

Que tal se livrar do friozinho pelo menos em pensamento, e já imaginar o look para o Verão 2021? Você usaria um biquíni com estampa de pysankas?


Referências:

Amelia Toledo - ‘Bolas-Bolha’ (1968);
Yayoi Kusama - Instalação de bolas rosas em sala espelhada da exposição “Obsessão Infinita”, que chegou no Brasil em 2014.


Colagem digital para o desafio do dia 24/05 (tema: iconic/ icônico) proposto por @mayllage. 


d2C
Maio/2021

MODA
Published:

MODA

Published: