ArqEUglitchico
A desfiguração digital do ser
Esse projeto é, na verdade, uma continuação do projeto ArqEUtípico, uma fotoperformance onde criei arquétipos pessoais como forma de materializar simbolicamente o modo como me enxergo e enxergo o mundo. Com a pandemia do COVID-19, somado ao isolamento social, me vi diante desses arquétipos, criados durante a quarentena, e não percebi que a minha vida se vinculou ao universo digital profundamente. Meu divertimento, meu trabalho, minhas interações sociais, meu desenvolvimento e minha psiqué são condicionados pela realidade digital. De certa forma, esse projeto se trata de uma retradução e uma recontextualização da simbologia do ser na matrix; nos códigos de programação; no overload de imagens; na world-wide-web... Para conseguir realizar esse processo, faço uso da Glitch Art, pois acho que é, conceitual e visualmente, o campo artístico que intrisecamente melhor representa essa passagem.

Não deixe de conferir o ArqEUtípico antes de mergulhar nesse projeto: https://www.behance.net/gallery/118199779/ArquEUtipico?tracking_source=
O Torto
O Torto nunca coube onde queria caber. Tentou se segmentar, para caber um pouquinho de si em cada canto. Agora o Torto não consegue se juntar novamente.
Gêmeos
Por um lado, criativo, fervilhando de ideias. Por outro, ansioso, inseguro. De tanto discutir, os dois lados convenceram um ao outro e hoje em dia nem se lembram de qual é qual.
O Cortesão
Do Cortesão cortaram-lhe as pernas. Com tudo no alcance de um clique, não precisava delas. Também cortaram-lhe os braços. Os cliques se fazem com a mente. Sem membros não se muda. Fica refém de quem o toca. Resta um busto pulsante, cujo amor foi tirado. Amaldiçoado, não tiraram-lhe o coração.
O Dançarino
Estar no fluxo é desprender-se e caminhar por novas estradas rumo ao que já se conhece. O dançarino se viu na tela e enxergou tantos caminhos que não conseguiu se conter: quis percorrer todos ao mesmo tempo. Estando nos fluxos, seu potencial é imenso, mas seu destino desconhecido.
O Macaco
Cada macaco no seu galho? Mais ou menos. Quando descobriu que podia ser ignorado com o apertar de um botão, teve que tomar mais cuidado com as besteiras que fazia. Hoje em dia salta de site em site, provocando alguns internautas para fazer outros rirem e depois sumindo, porque toda boa piada é passageira. Mas não se preocupe. Ele volta.
O Campeão
"Você sempre pode contar com o Campeão!" Esse ainda é seu lema. Perguntaram para ele: "Campeão de que?" Para ele essa pergunta não fazia sentido. "Precisa de algo para ser um campeão?" De qualquer forma, quando você mais precisar, você sempre pode contar com o Campeão! Agora ele só não sabe o porquê.
O Matemático
O matemático finalmente atingiu seu potencial máximo. Agora, ele entende tudo que existe e que surge, como e porquê. Pode mudar de forma livremente e transitar por todos os espaços. Agora, conhece a todos e permite com que todos o consultem, mas sabe de tanta coisa que são raros aqueles que de fato o compreendem. 
O Pescador
Aqui tudo o que se faz, se congela e armazena. As lembranças deixam de se esvaecer. É possível viver tudo, de novo e de novo e de novo. Qual é o sentido da memória? Qual é o sentido do tempo? Cansado de reviver, o pescador mergulhou onde o tempo não existe.
A Sombra
"Você também é o que você não é". O mundo digital não é a realidade como conhecemos. Dizer que ele não é real seria mentira. A Sombra busca construir as verdades através da negação do ser. Aqui, as coisas são e não são. O que significa "ser"? O que significa "não ser"?
ArqEUglitchico
Published:

ArqEUglitchico

Published: