Layanni Roberta Leite's profile

A MÁ FÉ: Um projeto de grupo Minutiae

Apresentando para vocês o projeto de jornalismo investigativo de criação de um site multimídia estruturado e com designs feitos por mim. O material contido no site são de autoria de Khevelly Barsotti, Mário Jorge de Almeida, Jefferson Zuleger, Milene Martins e Layanni Roberta.​​​​​​​
MI - NU - TI - AE

Uma palavra derivada do latim que significa e espelha verdadeiro significado de esforço, dedicação e o objetivo neste projeto sobre A Má Fé. Queríamos mostrar em poucas palavras como o nosso trabalho pode ser diferente do que é o mais comum na mídia sobre charlatanismo e estelionato na fé, destrinchar esse tema em vários segmentos e perspectivas, apresentando ao público relatos de vítimas enganadas por líderes gananciosos. Assim, encontramos o “Minutiae”, cujo o significado literal é “minúcias” porém, assim como a saudade, que não pode ser explicada, apenas sentida, nos identificamos com o significado poético:

“Os pequenos e precisos detalhes que tornam algo único; os pontos mais delicados e sutis”
_______________________________________________________________________

O TEXTO INTRODUTÓRIO

Buscando a introdução ao tema Má Fé por um jornalismo literário, o texto introdutório tem como objetivo apresentar vitimas e o informar sobre o ilegal na situação de charlatanismo e estelionato. 

por Layanni Roberta

  Na pessoa enganada, a crença. Na crença, a fé. Fé de algo novo, fé de querer saber até onde sua crença pode te ajudar.
  No charlatão, o ego. No ego, a ganância. Ganância de sempre querer mais, e ganância de crescer o seu ego enganando fiéis.

“Inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível” (Charlatanismo - Art. 283 - decreto de lei n° 2.848)

  Um charlatão procurando por mais um caso de desespero e fragilidade a cada vez que seu centro de culto abre é mais comum do que em um ataque de ansiedade, o fiel por não ter mais pra onde correr, chorar até dormir. Mas quem engana nunca sai totalmente impune: a cada ano que passa, mais vítimas fazem denúncias contra falsos profetas. Já dizia Djonga (rapper mineiro), em O Cara de Óculos  “É a Bíblia da rua, falsos profetas vão te rodear, e quando souberem que você se ama, eles vão começar a te odiar.” 
  Num ato de extremo desespero, buscando uma luz, uma libertação, uma resposta, Rafaela então com 16 anos, mãe adolescente desempregada passou a frequentar, pela influência de sua família, uma igreja de grande nome, conhecida por muitos brasileiros como “a única que libertava”.
  Semestralmente, fiéis desse local de culto são convocados a participarem da “Fogueira Santa”, na qual o único convite é doar o seu tudo, literalmente, tudo que você tem, é “um sacrifício para Deus em busca de algo maior”. E ela entrou nesse local bem na época desse grande acontecimento tão cativante. Os líderes religiosos sabiam pedir suas doações muito bem e mostravam testemunhos de conquistas.

“Quando a gente tá muito desesperado, precisando de fato de um milagre, de alguma coisa e quando a gente tem fé em Deus e vem um pastor que a gente entende como um mensageiro dele, é muito convincente. Eu acredito que eu fui usada, que a minha fé foi usada, porque eu estava muito desesperada e eu sempre tive fé em Deus. (...) a palavra que define agora o que eu sinto mesmo, é asco, nojo.” - Rafaela, 21, ex-fiel da Igreja Universal do Reino de Deus

  A vítima vendeu um celular e doou o pouco dinheiro que tinha no momento para a igreja, esperou por muito tempo uma resposta ou um sinal de algo divino, mas entendeu depois a lavagem cerebral que havia sofrido, a forma opressora do líder religioso não afetou apenas ela, mas pessoas conhecidas da vítima que eram induzidas veemente a passar por provações da sua fé doando até a moeda de 5 centavos que poderia ter sobrado no seu bolso.

“Estelionato é o ato de obter para si ou para outro uma vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém a ele” (art. 171 - decreto de lei nº 2.848)

  Com palavras simples e discurso carismático, o crime de estelionato está presente nas casas de louvor de muitas religiões. Líderes de grande nome no meio evangélico, católico, umbandista, espírita, de todas as religiões, usam seu poder, artimanhas e vantagens ilícitas para causar prejuízo e temor nas vítimas que tampouco são notadas.
______________________________________________________________________

IDENTIDADE VISUAL E ALGUMAS ARTES DE CAPA
Demais produções como infográficos, podcast, documentário, podem ser encontradas em grupominutiae.wixsite.com/amafe. O desenvolvimento do projeto segue para criação do Trabalho de Conclusão de Curso do grupo Minutiae.
A MÁ FÉ: Um projeto de grupo Minutiae
Published:

A MÁ FÉ: Um projeto de grupo Minutiae

Published: