OZKONAK
A Cidade Subterrânea
A história destas cidades subterrâneas da Capadócia começou a tomar forma aproximadamente a 2.000 a.c. .
Primeiramente, os Hititas habitaram a região e escavaram cidades inteiras nas rochas vulcânicas, possivelmente para se proteger. Surpreendentemente, existe um total de 150 km de túneis e galerias debaixo da terra. Inclusive, que salvaram diversas civilizações que por lá passaram, como os cristãos. Supostamente, eles devem ter usado as cidades subterrâneas como refúgios bem camuflados. Deste modo, puderam continuar propagando sua fé, quando o cristianismo ainda era proibido.

A cidade subterrânea de Ozkonak (Özkonak Yeraltı Şehri), fica nas encostas do norte do Monte Idis, em Avanos - Capadócia - Turquia


Alcançando uma profundidade de 40 metros no total, hoje apenas os primeiros quatro andares da cidade subterrânea estão abertos. Conforme você percorre os corredores minúsculos, verá a sofisticação da cidade, que possui um sistema de comunicação embutido feito de tubos que conectam todos os 10 níveis. 

Observe também os buracos nas paredes - eles forneciam ventilação no caso de a cidade de Özkonak ter que se fechar para o mundo exterior se os inimigos tentassem invadir. 
A teoria que afirma que a necessidade de proteção tenha sido a maior motivação para construir as cidades subterrâneas tem grande força.

Inclusive, os discos de pedras enormes encontrados em inúmeros túneis levam a acreditar nesta teoria. Por certo, estes discos eram usados como verdadeiras portas, isolando o exterior. Era quase impossível o inimigo entrar ali. Uma vez que só poderiam ser abertas por dentro a segurança era total. Então, para alguém entrar, precisava uma pessoa rolar a pedra na entrada do túnel para o lado. Com efeito, estas pedras ficavam em frente das entradas dos túneis estreitos.

Entretanto, outra suposição é de que as cidades foram criadas para proteger contra as condições climáticas extremas da região. Sem dúvida, a Capadócia apresenta invernos bem frios e com neve, assim como verões são quentes e secos. E, devido a temperatura constante das câmaras subterrâneas para o armazenamento da produção agrícola, dá para acreditar que poderiam escavar as rochas para guardar a produção, e proteger da umidade e dos ladrões.
arquivo 2013.04.21
Ozkonak
Published:

Ozkonak

Published: