Susana Santos's profileTânia Malheiro's profile

Are You Awake

Are You Awake?
 
A pirâmide das necessidades, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, que analisando as necessidades que nos impulsionam a agir. Esta teoria foi explanada sobre a forma de um triângulo/pirâmide, e na sua base foram colocadas as necessidades de nível mais baixo, as fisiológicas; no segundo nível foi colocada a segurança. No terceiro nível, Maslow indicou as necessidades sociais e aproximando-se do cume, colocou as necessidades de estima. Finalizando a pirâmide, estão  as necessidades de auto-realização.
 
Contudo esta teoria parece desajustada, ou invertida face aos comportamentos da sociedade actual, pois, e fazendo uso das palavras de Lipovetsky, “em apenas algumas décadas a affluent society [dominada pelas estimulações desenfreadas dos desejos] abalou os modos de vida e os seus costumes, instituiu uma nova hierarquia de objectivos, assim como uma nova relação do indivíduo com as coisas e o tempo, consigo próprio e com os outros. a vida no presente sobrepôs-se às expectativas do futuro histórico, e o hedonismo, às militâncias políticas; a febre do conforto ocupou o lugar das paixões nacionalistas e os prazeres substituíram a revolução.” Vivemos hoje mais do que nunca numa constante busca por auto-realização e esta tornou-se a base para que o ser humano se sinta feliz. 
 
Há algum tempo que invertemos os nossos valores e começamos a pagar agora o preço destas decisões.
 
Gilles Lipovetsky acredita que “num futuro longincuo, uma nova hierarquia de bens e de valores tomará forma. A sociedade de hiperconsumo será ultrapassada cedendo o lugar a outras prioridades, a um novo imaginário de vida em sociedade e do bem-estar”. Resta saber de quanto tempo precisaremos, para nos apercebermos que é preciso mudar.  
 
Are you awake?
 
Are You Awake
Published:

Are You Awake

Trabalho académico, sobre a troca de valores da sociedade actual. Projecção sobre cartaz. Academic work, about the society change of values. Pre Read More

Published: