Kellyan Costa's profile

Nos trilhos da desigualdade

Nos Trilhos da Desigualdade
A exposição "Nos Trilhos da Desigualdade" traz a proposta de reflexão sobre fenômenos estudados pelas ciências sociais e, particularmente, pela geografia. Seguindo os três transportes sobre trilhos da cidade do Rio de Janeiro (trem, metrô e VLT), as doze fotografias selecionadas descortinam três fenômenos urbanos: a segregação socioespacial, a gentrificação e a informalidade. Por ocasião da I Semana Integrada das Geografias da UERJ, é oportuno propor, a partir do recurso da fotografia, um debate sobre fenômenos que marcam a urbanização do Rio de Janeiro e de outras metrópoles do mundo. Divididas em três seções, as imagens apresentam a segregação, a gentrificação e a informalidade sob um olhar sensível que apresenta ao público um "modo de ver" particular sobre a cidade do Rio de Janeiro e seus entraves urbanos.

Seção 1 - Segregação Socioespacial Esta seção contém uma série de fotografias que apresenta o fenômeno da segregação socioespacial a partir de estações de trem e de metrô da cidade do Rio de Janeiro. Frequentemente os trilhos aparecem ora como limite que divide territórios socialmente desiguais, ora como território ocupado e disputado por indivíduos em condição marginal ou de total exclusão social.

Seção 2 – Gentrificação A gentrificação é vista nesta seção a partir da perspectiva do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), transporte que serve à área central da cidade do Rio de Janeiro. As fotografias foram tiradas dentro do VLT, ao longo da linha e nas proximidades - como é o caso do Morro da Conceição.

Seção 3 – Informalidade O trabalho informal é característica marcante dos trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro. Dentre os muitos itens comercializados dentro dos trens da SuperVia, encontramos gêneros alimentícios, de uso pessoal e doméstico, apresentações culturais e divulgação e arrecadação de recursos para instituições religiosas e filantrópicas.

Referência: ¹ BERGER, John. 1999[1972]. Modos de Ver. São Paulo: Rocco. 168p.

Fotografia/Montagem: Kellyan da Costa Fortes (Técnica do Laboratório Fotográfico do Curso de Comunicação – UERJ) Curadoria/Montagem: Thiago Silvestre da Silva (Mestrando PPGEO-UERJ)





Nos trilhos da desigualdade
Published:

Nos trilhos da desigualdade

Published:

Creative Fields