Bruna Cenzi's profile

J.K ROWLING E A ADOÇÃO DO PSEUDÔNIMO MASCULINO

        MULHER DE BARBA E BIGODE - A ADOÇÃO DO PSEUDÔNIMO MASCULINO

Escritora e roteirista, Joanne Rowling de 54 anos, ganhou fama ao escrever a série de livros Harry Potter, com sua primeira edição datada no ano de 1997. A história narra a vida de Harry, um bruxo órfão que não tem consciência da sua verdadeira natureza até ser convidado a estudar na melhor escola de bruxaria e magia do mundo: Hogwarts.
A autora recebeu numerosos prêmios, atingiu a marca de 500 milhões de cópias vendidas e foi condecorada com o título mais importante da Inglaterra, sua cidade natal, além de ter sido promovida a membro da Ordem de Companheiros de Honra por seus serviços na área da literatura e filantropia.

Embora tenha alcançado sucesso pela publicação da série que lhe rendeu 7 livros, a autora já considerou a possibilidade da desistência devido a recusa do manuscrito do menino Potter em 12 editoras, até ser aceita pela Bloomsburg, que embora disposta a publicar, aconselhou-a por assinar com as siglas J.K, por medo de que os meninos se recusassem a ler um livro sobre bruxos escritos por uma mulher.

Joanne tomou como conselho ocultar seu verdadeiro eu, aquilo que foi já foi dito para muitas mulheres no passado em forma de ordem. Sandra Vasconcelos, professora titular de Literatura Inglesa da USP afirma '' naquela época, uma mulher que ousava publicar usando seu próprio nome recebia muitas críticas porque estava extrapolando o papel designado para ela''.

Tornando importante salientar, que, embora o direito de escrever e de ser reconhecida pelo próprio nome tenha sido conquistado, a luta não cessou. Que as mulheres venham se sentir livres e respeitadas ao assumirem papéis de escritoras, jornalistas e professoras, em uma realidade que não seja mais necessária maquiá-las com barba ou bigode.
J.K ROWLING E A ADOÇÃO DO PSEUDÔNIMO MASCULINO
Published:

Owner

J.K ROWLING E A ADOÇÃO DO PSEUDÔNIMO MASCULINO

Published:

Creative Fields